Home » Revista » Cine Brasília: O NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO

Cine Brasília: O NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO

 

Mostra percorre 50 anos de história para mostrar as mudanças da imagem da população afrodescendente no cinema do Brasil

 

Cine Brasília: O NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO*14 filmes assinados por alguns dos maiores realizadores brasileiros

 

*Descanso e informação, com sessões no intervalo do almoço e no início da noite

  No Dia da Consciência Negra, o Museu Nacional dos Correios abre uma mostra que promete revelar como a população afrodescendente tem sido retratada pelo cinema nacional ao longo dos últimos 50 anos. É O NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO, que acontece de 20 de novembro a 02 de dezembro de 2012, sob a curadoria do cineasta, professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi. Ao longo de duas semanas, serão promovidas 24 sessões, em horários alternativos. De terça a sexta-feira, as exibições acontecem às 12h30 e às 19h, visando oferecer uma oportunidade de unir descanso e informação para quem trabalha nas proximidades do Setor Comercial Sul (onde está o Museu Nacional dos Correios) e quer fugir do trânsito pesado. Aos sábados e domingos, sessões às 15h e às 17h. A entrada é franca. A mostra tem o patrocínio exclusivo dos CORREIOS.

 

No sábado, dia 24, logo após a sessão das 17h, palestra com o professor da Universidade de Brasília Rafael Sanzio dos Anjos, autor de textos como Dinâmica Territorial: Cartografia-Modelagem-Monitoramento, 2007 , Quilombos: Geografia Africana – Cartografia Ética – Territórios Tradicionais, 2009 Territorialidade Quilombola: Fotos & Mapas , 2011″.

 

O NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO pretende estimular a presença de jovens, estudantes, universitários e de ensino médio, cinéfilos, pessoas que trabalham e circulam nas proximidades do Museu Nacional dos Correios e público em geral para uma reflexão sobre a história e da importância da presença dos afrodescendentes na constituição cultural, econômica e socioeconômica do país, além de permitir um debate sobre a situação atual.

A MOSTRA

 

O NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO vai exibir títulos que percorrem a história do cinema no Brasil. A começar por  Amei um bicheiro , de 1952, policial inspirado nos filmes noir, sobre o jogo do bicho e que contém a cena que o lendário ator Grande Otelo considerava a melhor de toda sua carreira: a

scroll to top