Home » Revista » Cineasta Spike Lee está em Salvador para gravar cenas do seu novo documentário

Cineasta Spike Lee está em Salvador para gravar cenas do seu novo documentário

792373 527935607229585 1006933349 oRedação Correio Nagô* – O cineasta americano Spike Lee já está em Salvador. Ele desembarcou na Bahia na quinta-feira(7) para conhecer a Escola Criativa do Olodum e assistir ao desfile da banda, além de captar cenas para o documentário Go Brazil Go, que pretende lançar até a Copa do Mundo de 2014.

Na foto, o presidente do bloco afro Olodum, João Jorge (esq) e o diretor Lee, conhecido por ter dirigido o lendário filme “Malcom X” (1992).

De acordo com informações da Época, ele está acompanhado pela Paranoid, empresa do cineasta Heitor Dhalia e Tatiana Quintella, escolhida para produzir seu novo documentário.

Além do Olodum, Lee tem encontro marcado com Ivete Sangalo, Antonio Carlos Magalhães Neto, Jacques Wagner, Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Mãe Stella de Oxóssi.

No ano passado, Lee veio ao país e conversou com 30 personalidades brasileiras, como Gilberto Gil, Lázaro Ramos, a ex-ministra Benedita da Silva e a presidente Dilma Rousseff, Lula e deputados e ministros em Brasília, onde acompanhou o julgamento sobre as cotas raciais no Supremo Tribunal Federal.

O tema deve ter destaque em seu próximo filme. “Quero olhar o país a partir dessa questão racial, mas o filme não será sobre isso. Fiquei surpreso quando vim ao Brasil pela primeira vez e soube que metade da população era negra e que essa metade era também a mais pobre. Ligava a TV e não via nenhum negro”, disse à Época.

O cineasta já conhece o Olodum. Foi dele a ideia de na década de 90 unir o grupo ao cantor Michael Jackson no clipe They Don’t Care About Us, gravado no Pelourinho, em Salvador, e na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro.

O desfile do Afródromo, no domingo de carnaval, no Campo Grande, será captado pelas lentes do norte-americano Spike Lee. O diretor, que já foi indicado ao Oscar duas vezes, filmará os blocos afro, liderados por Carlinhos Brown, para o documentário, segundo informações de reportagem publicada no A Tarde.

O vereador soteropolitano Sílvio Humberto também vai conceder entrevista a Spike Lee, nesta sexta-feira (8), no Hotel Pestana Convento do Carmo.

Às 15h, ainda nesta sexta-feira, o prefeito ACM Neto receberá o diretor no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal. Lee estará na cidade até a próxima quarta-feira (12) para produção das imagens do documentário. A equipe de filmagem, composta por 25 pessoas, entre norte-americanos e brasileiros, vai percorrer locais como os bairros do Rio Vermelho, Itapuã, Pelourinho e Liberdade.

O documentário consiste em um retrato do Brasil feito por seus próprios artistas, líderes políticos, atletas e atores sociais, aproveitando o momento de transformação do país, como a realização da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014, além da eleição da primeira mulher à Presidência – Dilma Roussef.

As filmagens tiveram início em abril do ano passado e já percorreram também as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Spike Lee também vai filmar o Carnaval de Salvador. Nesta quinta-feira(7), a equipe do cineasta documentou o início oficial da folia momesca.

Perfil – Spike Lee iniciou sua carreira na década de 70. Desde então, foi indicado duas vezes ao Oscar, pelo filme Faça a Coisa Certa (1989) e pelo documentário Quatro Meninas – Uma História Real (1997). O currículo reúne também mais de 35 projetos, incluindo Malcom X (2012) e o clipe They Don’t Care About Us (1996) – gravado no Rio de Janeiro e em Salvador.

Recentemente, ele anunciou que está com um novo projeto baseado em um mangá de Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi, Oldboy, que já virou uma produção japonesa em 2003. O filme trata de um remake que será distribuido pela Paris Filmes, aqui no Brasil.

 

*Com informações da Época e do jornal A Tarde

scroll to top