Home » Internacional » Cineastas norte-americanos realizam workshop de documentário em Salvador

Cineastas norte-americanos realizam workshop de documentário em Salvador

Jovens negros aprendem técnicas de produção usadas na indústria de cinema dos Estados Unidos para contar suas histórias aqui no Brasil.

O cinema tem a capacidade de transformar o mundo. Essa é a premissa do American Film Showcase (AFS), principal programa de produção cinematográfica do Departamento de Estado dos EUA. Neste mês, o AFS traz seu workshop de produção de documentários a Salvador, Bahia.

Realizado pelo AFS e Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, o workshop conta com o apoio de três grandes parceiros – o Festival Negritudes, da Rede Globo, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Mídia Étnica. O curso é voltado para jovens negros de 18 a 28 anos, preferencialmente oriundos de famílias de baixa renda, que possuam conhecimentos básicos em produção audiovisual e pretendam seguir carreira na área. O programa visa instrumentalizar jovens cineastas e profissionais de audiovisual para aumentar o potencial de produção e disseminação de suas histórias. Nesse ano, o processo de seleção foi competitivo – quase 90 inscritos para 16 vagas.

O AFS Salvador será ministrado pelo premiados cineastas Alrick Brown, roteirista e diretor norte-americano, e Ivete Lucas, artista visual brasileira, radicada nos EUA. Entre os dias 17 e 24 de julho, no campus da Faculdade de Comunicação da UFBA, os participantes terão aulas teóricas e práticas acerca de todas as etapas de produção de cinema – roteiro, pesquisa, pré-produção, filmagem, edição e finalização. Para o encerramento do workshop, os jovens trabalharão na produção de documentários próprios, que serão exibidos em cerimônia de encerramento. Os filmes ficarão disponíveis no Canal Futura, dentro do Globoplay.


O AFS

O American Film Showcase é o principal programa de cinema da diplomacia norte-americana, criado há mais de uma década. Em parceria com as Embaixadas e Consulados dos EUA pelo mundo, a cada ano, o AFS organiza exibições, workshops e aulas em mais de 60 países proporcionando uma perspectiva da sociedade e cultura americanas por meio do audiovisual. A premissa é que o cinema tem capacidade de transformar o mundo, conectando pessoas de diferentes lugares em torno de temas relevantes em comum, como direitos humanos, democracia e mudanças climáticas.

Em 2022, o workshop AFS foi realizado em Niterói, no Rio de Janeiro, com 12 alunos, também treinados por Brown e Lucas. Naquele ano, o curso teve a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ONG BemTV.

scroll to top