Conteúdo foi produzido a partir de oficinas de escrita criativa e fotografia, realizada com jovens residentes da península de Itapagipe
O projeto Circuito da Maré: panorama patrimonial da Cidade Baixa de Salvador/BA lança sua primeira revista digital, onde apresenta personagens e cenas locais da Península de Itapagipe, com o objetivo de promover a visibilidade e preservação da memória e cultura presentes nessa região.
Idealizado pela DiPreta Produções, a revista é resultado de um processo de oficinas de escrita criativa e fotografia, que envolveu jovens de Itapagipe na produção do conteúdo literário e visual, a partir da orientação da escritora, atriz e museóloga Cássia Valle, e do fotógrafo e pedagogo, Fafá Araújo. A publicação está disponível para download no instagram @circuitodamaresalvador
A revista apresenta imagens e textos sensoriais acerca das expressões artísticas, arquitetônicas e culturais itapagipanas. O processo de construção criativa foi realizado por 10 jovens que passaram por aulas técnicas e vivências coletivas e individuais com a região. Eles exploraram algumas ruas e ouviram moradores sobre suas memórias relacionadas aos patrimônios materiais e imateriais existentes na localidade.
Formada pelos bairros da Calçada, Mares, Jardim Cruzeiro, Massaranduba, Uruguai, Roma, Dendezeiro, Bonfim, Monte Serrat, Boa Viagem, Vila Ruy Barbosa, Caminho de Areia, Baixa do Fiscal e Ribeira, a Península de Itapagipe é um território marcado por expressões histórico-culturais e ativismo no campos político e ambiental.
Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.