O Coletivo4 inicia uma série de apresentações virtuais do espetáculo musical João do Pé de Feijão, uma releitura do clássico infantil de Joseph Jacobs. A peça poderá ser conferida através do YouTube do Coletivo, a partir das 14h do dia 19 a 27 de agosto. O espetáculo, primeiro musical criado pelo grupo, em 2015, retorna em novo formato: um musical híbrido que mescla teatro e animação motion (2D). A montagem, que tem direção musical de Alex Mesquita, traz reflexões acerca dos sonhos e das dificuldades encontradas para alcançá-los, além de contar com um prólogo onde todos os artistas relembram o processo inicial da peça animada.
Nesta nova versão, com narração da pequena Linda Paquelet, os espectadores assistirão a um destemido e sonhador João, que vive uma realidade muito comum às famílias brasileiras, quando, a pedido de sua mãe, vai ao mercado para vender a única e velha vaca que possuem, para colocar comida na mesa e encontra feijões mágicos, a partir daí ele parte em busca de um mundo desconhecido sem medo de enfrentar os percalços que aparecem no caminho. Na animação, novas imagens e perspectivas são criadas dos atores e atrizes que cantam músicas originais presentes em toda a peça. Esse formato animado 2D já é bem conhecido pela criançada em desenhos como “Peppa Pig” entre outros sucessos. O grupo, revela os bastidores da criação, surpreendido pela pandemia resolveu desbravar novos horizontes e recontar e cantar a história da tradicional fábula infantil além de trazer à tona muitas memórias do próprio Coletivo e de como esse espetáculo reuniu todos esses artistas.
Com direção geral de Fernanda Paquelet , direção musical e trilha sonora original de Alex Mesquita e ilustração, animação e montagem final por Don Guto, João do Pé de Feijão traz em sua musicalidade a característica do personagem principal sobre o mundo, com referência principal na música brasileira, que se conecta com referências internacionais como o blues, a música pop, tecno e rock.
O espetáculo tem no elenco Jarbas Oliver, Diogo Lopes Filho, Alexandre Moreira, Carlos Eduardo Santos, Fernanda Paquelet , Marília Castro, Igor Epifânio, Roberto Montenegro e Luiz Pepeu. Diante da pandemia do Covid-19 o elenco se reuniu virtualmente para treinar e estudar as possíveis sonoridades para o espetáculo, acompanhado pelo maestro Ângelo Rafael e pelo técnico de gravação Vanderson Baobá, posteriormente indo individualmente ao estúdio Sobrasa, em um horário determinado para gravar as suas falas, para a montagem do espetáculo.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Coletivo4
O Coletivo4 é um grupo de artistas que se revezam na criação, experimentando música, coreografia, produção, trabalhos manuais, direção e o próprio trabalho dos artistas, cantor(a) e bailarino(a), com a intenção de explorar uma estética voltada para o teatro musical através da prática intensiva das aulas de canto, teatro e dança e da produção artística regular. Formado por Angelo Rafael, Fonseca, Fernanda Paquelet, Roberto Montenegro, Diogo Lopes Filho, Marília Castro, Jarbas Oliver, Alexandre Moreira, Luiz Pepeu, Igor Epifânio, Carlos Eduardo Santos, Lorena Vinhas, o grupo produziu diversos encontros, espetáculos e festivais, entre eles a produção local do espetáculo Minha Vida em Marte, com Mônica Martelli, e Minha mãe é uma peça e o espetáculo Online, com o ator Paulo Gustavo, bem como a produção executiva da Ópera Lídia de Oxum , Entre nós – uma comédia sobre diversidade, Império de Amor, dentre outros. Outra grande produção foi o musical Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia, em 2019, com direção de João Falcão, através do edital Fábrica de Musicais, da Fundação Gregório de Matos/Prefeitura de Salvador.