Neste sábado (21), às 16h, na Barroquinha, acontece o tradicional caruru do bloco Alvorada, com a exposição Pilares de Matriz Africana e muita folia. Os ingressos, no valor de R$ 10 (preço único), serão vendidos na porta do evento que reúne comida tradicional, boa música e artesanato.
O bloco é um dos patrimônios culturais da Bahia e o mais antigo bloco de samba a desfilar no carnaval. Tem como presença garantida, no ensaio que inicia os preparativos para o carnaval, as atrações da ala de canto como Valdélio França, Negros de Fé, Relicário Samba Meu e Marco Poca Olho.
Na festa serão lançados o tema de 2018 e o carnê promocional, e nas palavras do presidente e fundador, Vadinho França: “No Alvorada o samba não é opção, é regra”, dança e alegria garantidos.
Nesse ano, o bloco Alvorada, para além da festa, homenageia a Sociedade Protetora dos Desvalidos, a primeira organização civil negra no Brasil. Pela primeira vez, desde sua fundação em 1832, é presidida por uma mulher. Lígia Margarida Gomes hoje está a frente da continuidade desta importante organização que pagou a alforria e financiou auxilio de vários negros que foram escravizados. Lígia marcará presença no ensaio.
Beatriz Almeida é repórter do Portal Correio Nagô.