Home » Blog » Com cortejo, Mãe Stella será sepultada neste sábado (29) em Salvador

Com cortejo, Mãe Stella será sepultada neste sábado (29) em Salvador

28/12/2018 | às 22h37

Após decisão judicial, o corpo de Mãe Stella de Oxóssi chegou no final da tarde desta sexta-feira (28), em Salvador, onde passará a noite no Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro que a ialorixá liderou por  mais de 40 anos.

Mãe Stella seria enterrada no interior do estado, na cidade de Nazaré, mas a cerimônia foi transferida para a capital baiana após decisão de ação judicial motivada por um impasse entre a companheira de Mãe Stella, Graziela Dhomini, e filhos de santo do Ilê Axé Opô Afonjá.

O corpo de Mãe Stella passará pela primeira fase do Axexê, o ritual fúnebre do candomblé. O sepultamento ocorre amanhã (29). Por volta das 9h, Mãe Stella será levada em cortejo até o Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Campinas de Brotas.

A sacerdotisa estava internada no Hospital INCAR desde o dia 14 de dezembro, quando deu entrada com uma infecção.

Foto Antonello Veneri

Veja nota da Sociedade Cruz Santa, entidade civil mantenedora do Ilê Axé Opô Afonjá liberada ontem (27):

A Sociedade Cruz Santa , entidade civil mantenedora do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro fundado em 1910 por Eugênia Anna dos Santos, Mãe Aninha informa com profundo sentimento a passagem de Mãe Stella de Oxossi, Odé Kayodê, há 42 anos liderando com sabedoria e amor essa comunidade, por isso compartilhamos com todo o povo de Santo e todo povo brasileiro nosso desejo de fazer cumprir o tradicional ritual de sepultamento de uma iyalorixá aqui na casa que nossa mãe conduziu durante todos esses anos.
Kasun rè ó! Olorun Kosi purê!

LEGADO

Foram quatro décadas de dedicação ao Ilê Axé Opô Afonjá. Além disso, Mãe Stella era enfermeira por formação (exerceu a função por 30 anos), escritora (com 10 livros publicados). Em 2013, foi a primeira sacerdotiza do culto afro no Brasil a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia. Leia o discurso de posse

Em 2005, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em 2009, recebeu o mesmo título pela Universidade do Estado da Bahia. Foi agraciada com a Comenda Maria Quitéria, da Prefeitura de Salvador, com a Ordem do Cavaleiro, do Governo do Estado, e a Ordem do Mérito, do Ministério da Cultura.

Nascida no dia 2 de maio de 1925, em Salvador, Mãe Stella, aos 13 anos, foi levada pela tia, que a criava, para o terreiro de mãe Aninha, a fundadora do Ilê Axé Opô Afonjá. Um ano depois, foi iniciada no candomblé. Aos 51 anos de idade, foi escolhida pelos orixás para ser a nova líder do terreiro de São Gonçalo do Retiro, sendo a quinta ialorixá a comandar o Ilê Axé Opó Afonjá.

 
 
 
Da Redação do Correio Nagô.

 

scroll to top