Home » Blog » COMO UM SAPATO PODE CONTAR A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA NEGRA

COMO UM SAPATO PODE CONTAR A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA NEGRA

A Kitabu Livraria Negra e Editora lança, neste mês de novembro, o livro infantojuvenil “As Rosas que o Vento Leva”, de autoria de Xandra Lia e com ilustrações de Priscila Paula.

O livro conta a saga da Família S., uma família negra, desde o século XIX aos dias atuais. A partir da curiosidade de Nininha, uma menina alter ego da autora, e sua relação com uma senhora, a Tia Rosa, esta começa a narra a história de seus antepassados, com destaque para as mulheres negras da família, desde a retirada forçada do continente africano, as dificuldades que passavam negras e negros no Brasil Império e nos primeiros anos de liberdade, já com o país republicano.

Valendo-se de sua vivência como historiadora e vasta experiência com documentos do século XIX, Xandra Lia aguça a atenção da leitora e do leitor ao demonstrar a importância de um sapato criado para a festa de um ano da abolição da escravatura, como ele passa a ser o fio condutor da história da Família S. e de fatos marcantes da história do Brasil.

Com muito afeto entre a mais velha e a menina, a obra revela o protagonismo de mulheres negras para sustentar suas filhas e filhos, as perdas de entes queridos e a força para seguir em frente, exemplos de resistência e perseverança.

Com prefácio da escritora Raquel Almeida, orelha da antropóloga Luciane O. Rocha e texto de quarta capa da professora e editora Fernanda Felisberto, o livro contém um cuidadoso glossário, dicas bibliográficas, de sites e canais do Youtube.

Essas referências auxiliam a jovem leitora e o jovem leitor a buscar melhores informações sobre fatos e personagens históricos, além de servir como ferramenta pedagógica para professoras e professores dos ensinos fundamental e médio debaterem questões de gênero, raça e classe relacionados com a história brasileira.

Sobre a Autora: Xandra Lia é o pseudônimo de Alexandra Lima da Silva. Professora de História da Educação na Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde coordena projeto de pesquisa sobre autobiografias de pessoas que viveram a dolorosa experiência da escravidão, com apoio da CAPES e da FAPERJ.

Sobre a ilustradora: Priscila Paula é artista visual formada em Cinema de Animação e Artes Digitais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha com ilustração e animação.

Sobre a Editora: A Kitabu Livraria Negra e Editora foi criada por Heloisa Marcondes e Fernanda Felisberto, militantes do movimento de mulheres negras, em 2003. É referência nas temáticas negras e africanas, e mantém uma tradição de mulheres negras nos mercados editorial e livreiro como a Mazza, a Livraria Sobá e a Nandyala.

Contato:
Instagram: @asrosasqueoventoleva e @kitabulivrarianegra
Facebook: @kitabulivrarianegra
Youtube: Kitabu Livraria Negra
E-mail: contato@kitabulivraria.com

scroll to top