Este é o primeiro de muitos posts a fim de discutir e informar sobre comunicação através de três dimensões: liberdade de expressão, economia e política. O objetivo é buscar uma apropriação da comunidade negra desses pilares de discussão fundamentais para o empoderamento no setor.
A liberdade de expressão é um dos direitos fundamentais na Constituição, porém ainda não chegou para todos e todas. Liberdade de expressão é dizer e fazer o que pensa, acha, sente, desde que não viole outros direitos como a dignidade da pessoa humana e privacidade. No mundo atual para exercer essa liberdade é preciso estar integrado às tecnologias da informação e comunicação (TIC´s). Porém poucos têm acesso, e quando têm são criminalizados como as rádios comunitárias. Atualmente muitos têm dado atenção ao caráter de classe da liberdade de expressão, e por aqui vamos tentar aproximar com as noções de raça e etnia. Será um exercício interessante e pouco comum.
O segundo ponto é economia. Qualquer empreendimento, pesquisa, trabalho se potencializa ou desvaloriza com uma utilização ou acesso adequado às TIC´s. Por isso, é fundamental nos apropriarmos das novidades e tendências, bem como entender como o poder econômico ainda determina porque utilizamos determinados artefatos. Economia também se relaciona com nosso direito de consumidor, reclamar porque determinados serviços, como telefonia móvel e banda larga, não são ofertadas conforme nós pagamos. Por sinal, somos a maioria da população brasileira, e responsáveis por grande lucros e audiências às empresas do setor. Temos que ser mais exigentes com os serviços e também encorajados a sermos empreendedores.
O último é a política, uma palavrinha tão desacreditada em nossa sociedade, mas que continua sendo fundamental. Política aqui será adotada em dois sentidos, bem definidos pela língua inglesa: I) Policy: as ações regulatórias adotadas pelo Estado como leis e investimentos, responsáveis em apontar como determinada TIC´s ou mesmo espectro será utilizado, assim como os impostos gerados nesses serviços serão redistribuídos à população. II) Politics: atuação dos atores políticos como organizações sociais, partidos e também os nossos representantes. Ou seja, vamos acompanhar essas movimentações e perceber o quão influenciam nas decisões.