25/04/2018 | às 14h40
O autocuidado feminino vai ser pautado na oficina feita pela historiadora e feminista antiproibicionista Anne Rodrigues, no Alto das Pombas, nesta quinta-feira (26). O momento, que vai levar práticas e questionamentos sobre o cuidado consigo mesma, é fruto de uma parceria da marca de turbantes Empoderamente e o Grupo de Mulheres do Alto das Pombas, GRUMAP.
A Escola Tertuliano de Goes, no Alto das Pombas, será palco do despertar para o cuidado sobre si de muitas mulheres da comunidade, a partir das 19h. A historiadora explicou como o processo de cuidado sobre si é gradual e necessário, além de ser uma estratégia política.
“É uma metodologia política de preservação da vida das mulheres, pelo bem viver. Abordo como o auto cuidar é uma forma de redução de danos”, detalha Anne Rodrigues.
O movimento unificado de mulheres negras cada vez mais entende o autocuidado como estratégia política e de sobrevivência. O direito de se amar como parte da vida das mulheres, essencialmente das mulheres negras, grupo base da pirâmide social, é primordial para dar conta de todas as demandas da vida e para lutar por um país mais justo dentro da militância.
O GRUMAP é um grupo de mulheres que a mais de 30 anos se reúnem e desenvolvem atividades no Alto das Pombas, com o foco no empoderamento e no progresso do bairro.
O Empoderamente vem trazendo a disputa de narrativas sobre a estética negra, pensando o turbante para além de um acessório, desde 2016.
‘A parceria com o GRUPAP está indo para o segundo momento, no primeiro que ocorreu no último sábado (21), aconteceu uma oficina de turbantes, seguida de desfile, momento de diálogo sobre estética e ensaio fotográfico com as mulheres do Alto das Pombas e do Calabar”, conta Joyce Melo, cofundadora do Empoderamente.
SERVIÇO:
O QUÊ: Oficina Autocuidado Feminino
QUEM: Empoderamente e AnneRodrigues
QUANDO: 26 de abril, quinta-feira, 19h
ONDE: Escola Tertuliano de Goes, no Alto das Pombas, em Salvador
Da Redação do Correio Nagô.