Em celebração aos 20 anos da Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada na cidade de Durban/África do Sul em 2001, o Fundo de População das Nações Unidas no Brasil (UNFPA) lançou três curtas-metragens acerca do tema.
A Conferência teve por objetivo pactuar um programa de ação direcionado ao combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância correlata. A Representante do UNFPA no Brasil, Astrid Bant, explicou o impacto da Conferência de Durban no âmbito internacional: “Em 2015 foi lançado um novo instrumento, a Década Internacional de Afrodescendentes, que segue até 2024. A Década proporcionou uma sólida estrutura para a ONU, os Estados-membros, a sociedade civil e outros atores relevantes, de forma a tomar medidas mais eficazes para a implementação do programa de atividades da Conferência de Durban”.
Neste ano, a Conferência completará duas décadas, e para ampliar o debate entre o grande público, o UNFPA criou o projeto “Conferência de Durban: ontem, hoje e amanhã”. Três curtas-metragens elaborados pela Ouriçado Produções foram lançados para levantar a discussão sobre as conquistas alcançadas e os desafios ainda pendentes. Dentre os temas abordados estão, saúde da população negra e ações afirmativas.
Conferência de Durban:
Conferência de Durban – Saúde:
Conferência de Durban – Ações Afirmativas: