Home » Blog » CONTEÚDO É MUNIÇÃO: Correio Nagô ganha 14 novos colunistas

CONTEÚDO É MUNIÇÃO: Correio Nagô ganha 14 novos colunistas

A nossa luta contra o racismo é armada. No entanto, a nossa munição é o conhecimento e a informação. Nosso gatilho é a palavra, e a arma que utilizamos é este portal. E para se juntar ao nosso tanque de guerra estão vindo 14 novos Colunistas Nagôs.

Nesta terça (20) haverá uma edição especial do Roda Nagô que tem como tema “A informação como munição contra o racismo”. O bate papo terá início às 18h no Instituto Mídia Étnica (Rua Areal de Baixo, n°6, Dois de Julho).

No evento será discutido o tema central, e os novos Colunistas Nagôs e seus respectivos textos e temas de coluna serão apresentados. A saudação inicial ficará por conta da socióloga e ouvidora da Defensoria Pública Vilma Reis, com direito a intervenção poética e happy hour black.

Quer saber quem são os colunistas que irão participar desta Roda de Conversa? Confira!

Cristian Sales – “Levantes Literários” (Protagonismo de vozes negras)

[CARD] Colunistas_CristianSales

Mulher negra, moradora da Ilha de Itaparica, professora universitária e doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, onde é integrante do projeto de pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro (2014). Desde 2003, dedica-se ao estudo da Literatura Negra produzida no Brasil, e, mais recentemente, no Caribe, sempre voltando a sua atenção para obras publicadas por mulheres negras. Fez parte do conselho editorial da Ogums Toques (2015-2016). É feminista negra, crítica literária e já atuou como avaliadora dos textos publicados na antologia Cadernos Negros (2011-2014). Inspira-se na luta e na resistência de nossxs ancestrais. Acredita na força da ancestralidade que rege os nossos Odus (destinos) e escrituras… Da ação da palavra agindo sobre os nossos corpos negros.

Samuel Vida – “Olhos de Xangô” (Análise do Racismo Institucional e suas manifestações políticas e jurídicas)

[CARD] Colunistas_SamuelVida (1)

Ogan de Xangô – Terreiro do Cobre, Secretário Executivo do AGANJU – Afro Gabinete de Articulação Jurídica e Institucional, Professor de Direito da UFBA, Coordenador do PDRR – UFBA – Programa Direito e Relações Raciais e advogado.

 Diosmar Filho – “Êta Mundo” (TERRITÓRIOS NEGROS)

[CARD] Colunistas_DiosmarFilho

Filho de Passagem dos Teixeiras e Soteropolitano, 38 anos, ativista do movimento negro, geógrafo, mestre em geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem como áreas de conhecimento: território, desigualdades, racismo e população negra.

Zelinda Barros –  “Interseções” (Educação, Gênero, Raça, Sexualidade)

[CARD] Colunistas_ZelindaBarros

Nascida em Salvador, mas de Santiago do Iguape (Cachoeira/BA) por afinidade e filiação materna. Antropóloga, Feminista Negra, ciberativista, especialista em Educação a Distância, Mestra em Ciências Sociais e Doutora em Estudos Étnicos e Africanos.

André Santana – “Olhar Remoto” (TELEVISÃO)

[CARD] Colunistas_AndréSantana

Jornalista, Mestre em Estudos de Linguagem e Professor da Universidade do Estado da Bahia. Co-fundador do Instituto Mídia Étnica, em 2005. Pai de Benin Ayo e torcedor do Bahia.

Hellen Caroline Nzinga – “Papo Inovador” (EMPREENDEDORISMO)

[CARD] Colunistas_Hellen

Publicitária pela UCSal. Sócia na agência Pretaz Comunicação e Cultura. Constrói educação livre no projeto Fazenda na Rede e é Mobilizadora Social no Instituto Mídia Étnica. Ligada nos empreendedorismos, criatividade e na maker/DIY Culture. Mulher preta em comunhão consigo mesma. Geminiana e aleatória.

Caetano Ignácio – “Negro Olhar” (Racismo, Cultura, Democracia e Desenvolvimento)

[CARD] Colunistas_Caetano

Sociólogo e Ogan de Adaen, falará sobre Racismo, Cultura, Democracia e Desenvolvimento

AC Ferreira – “Conexão Mundo” (Relações Internacionais)

[CARD] Colunistas_acFerreira

 Administrador, Especialista em Política e Estratégia, Mestre em Relações Internacionais, explorador e observador do planeta.

Thiago Ribeiro – “Observatório Negro” (Direitos Humanos e Política)

[CARD] Colunistas_Thiago Ribeiro

33 anos, natural da Capital de São Paulo. É Tradutor e Intérprete por formação. Milita ativamente na área de direitos humanos voltados para a população negra e periférica através de diversos canais e grupos de discussão política. É bisneto do Tenente Arlindo Ribeiro que foi Oficial da Força Pública de São paulo, durante a Revolução de 1932. Seu bisavô comandou tropas dos chamados Pérolas Negras, durante a revolução e foi um dos fundadores da Frente Negra Brasileira, considerada na época como o maior e mais organizado grupo voltado para os negros e que defendia, inclusive a ocupação de espaços em todas as áreas da sociedade brasileira. Entende que somente unidos conseguiremos alcançar os objetivos que há tempos foram desenhados por nossos ancestrais. Seu trabalho busca a conscientização da juventude negra sobre a necessidade de diversificar as estratégias de combate à intolerância e busca por igualdade de direitos, através da educação e consciência política.

Laina Crisóstomo – “Por uma Justiça Feminista e Antirracista” (Justiça e gênero)

[CARD] Colunistas_LainaCrisóstomo

Laina Crisóstomo, advogada feminista, feminista interseccional, militante pelo direito das mulheres e presidenta da ONG TamoJuntas que presta Assessoria multidisciplinar para mulheres em situação de violência. Especialista em Gênero e Raça, pós graduada em Violência urbana e insegurança desde um enfoque de género e mestranda em Ciências Criminais. Foi escolhida no ano de 2016 como mulher inspiradora pelo site Think Olga e em 2017 para a lista Under 30 da Revista Forbes Brasil pelo trabalho social que desenvolve com mulheres em situação de violência.

Alan Costa – “Afrochegue-se” (Diálogos entre raça, gêneros e sexualidades)

[CARD] Colunistas_AlanCosta

Alan Costa, 27 anos, bixa preta de Santo Antonio de Jesus, formado em Letras Vernáculas pela UNEB, idealizador do Coletivo AfroBapho.

Rosângela Accioly – “QUILOMBOS URBANOS”  (EDUCAÇÃO)

[CARD] Colunistas_Rosângela-03

Mestra em educação pelo Programa de Pós-graduação Educação e Contemporaneidade, vencedora do prêmio Orirerê Cabeças Iluminadas realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná e Centro Cultural Humaitá, autora do livro Awo Omodê – uduneb.

Vinicius Nascimento – “Subiu a Bandeira” (ESPORTES)

[CARD] Colunistas_ViníciusNascimento

Vinicius é baiano de nascença, tem orgulho de seu próprio sotaque: um dos maiores patrimônios que possui. Se apaixonou pelo Bahia antes mesmo de entender o próprio esporte. Além disso, estuda Comunicação Social com habilitação em Produção Cultural pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é designer e colunista do Portal Correio Nagô.

Elisia Santos – “Tela Branca, crítica negra” (Análise e crítica fílmica)Mestra e graduada em Ciências Sociais, psicopedagoga e com pós graduação em Direito Achado na rua, coordenadora da empresa Black Money e nos momento de maior prazer cabeleireira especializada em dreads e cabelos crespos e maquiadora com especialização em maquiagem artística.
Uma apaixonada por filmes e de todas as formas de cinema. 

[CARD] Colunistas_ElísiaSantos

Mestra e graduada em Ciências Sociais, psicopedagoga e com pós graduação em Direito Achado na rua, coordenadora da empresa Black Money e nos momento de maior prazer cabeleireira especializada em dreads e cabelos crespos e maquiadora com especialização em maquiagem artística.
Uma apaixonada por filmes e de todas as formas de cinema.

Da Redação do Portal Correio Nagô.

scroll to top