Um grupo de representantes do Conselho Estadual de Comunidades Quilombolas da Bahia esteve, esta semana, na sede da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, no Centro Administrativo, em Salvador, para assinar um convênio voltado ao fortalecimento das organizações quilombolas do estado.
O documento assinado pelo governo estadual e Conselho Estadual de Comunidades Quilombolas da Bahia, vai apoiar conselhos quilombolas regionais localizados em 11 territórios de identidade, permitindo a formação de uma equipe composta por oito quilombolas com assessoria técnica, na região da Chapada Diamantina.
O grupo terá como objetivo acompanhar os convênios já existentes e a elaboração de planos e projetos destinados às comunidades quilombolas. As ações serão empreendidas no âmbito do programa estadual Vida Melhor/CAR e representam mais um passo rumo ao desenvolvimento e consolidação de projetos direcionados à população quilombola.
Conselho Estadual
Segundo o coordenador do Projeto de Inclusão de Comunidades Remanescentes de Quilombos da CAR (Projeto Quilombolas), Antônio Fernando Silva, o convênio significa um avanço no processo de inclusão socioprodutiva. “Essa é mais uma etapa para o fortalecimento dessas organizações que vêm obtendo apoio da CAR, por meio do projeto Quilombolas, contribuindo para a criação do Conselho Estadual Quilombola, em março de 2011”, informou.
Para José Ramos de Freitas, 39, da comunidade quilombola da Ilha de Porto do Campo, no município de Camamu, baixo sul, o convênio vai proporcionar mais conscientização a essa população, que receberá assessoria técnica para suas atividades. “Vamos avançar no acesso às políticas públicas e em organização, ganhando, cada vez mais, consciência”, ressaltou.
Comunidade aprova medida
Já Jaime Cupertino, 70 anos, do povoado de Vazante, no município de Seabra, na Chapada Diamantina, disse que essa é uma oportunidade de crescimento para as comunidades quilombolas. “Estamos satisfeitos porque a assinatura deste convênio entre a CAR e o conselho é mais uma etapa para o desenvolvimento de todos nós”.
João Evangelista, liderança quilombola da região da Chapada Diamantina, destacou que o governo, por meio da CAR, tem atuado fortemente, com a articulação das comunidades tradicionais, consolidando as organizações. “O projeto Quilombolas tem feito esse papel de articulador entre as comunidades e a empresa, garantindo mais projetos e ações para os quilombolas do estado. Com o convênio, vamos acompanhar o trabalho dos técnicos que estão em campo”, assinalou.
Estiveram presentes à reunião o diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça, o coordenador do Vida Melhor/CAR, Lanns Almeida, técnicos da empresa e representantes das comunidades quilombolas. Estão sendo contemplados os territórios do Baixo Sul, Litoral Sul, Extremo Sul, Chapada Diamantina, Vitória da Conquista, Velho Chico, Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru, Sertão Produtivo, Irecê e Recôncavo.
Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia