Home » Revista » CPI do Tráfico de Pessoas aprova quebra dos sigilos de suspeitos de adoções ilegais

CPI do Tráfico de Pessoas aprova quebra dos sigilos de suspeitos de adoções ilegais

Foto Divulgação Cedeca-Caso Monte SantoA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas aprovou hoje (20) a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de Carmen Topschall e Bernhard Topschal. Eles são suspeitos de intermediar adoções ilegais no município baiano de Monte Santo.

(Família baiana que teve cinco filhos encaminhados para São Paulo-Divulgação Cedeca-BA)

O requerimento aprovado pela comissão também requer a quebra dos sigilos referentes às empresas que estão em nome dos dois acusados. O presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), disse que a quebra dos sigilos pode ajudar no esclarecimento da participação do casal em adoções ilegais em municípios do interior da Bahia.

“É preciso conhecer a fundo as atividades dessa mulher, algo que será fundamental para os nossos trabalhos. E vamos investigar isso, porque, naqueles casos concretos da Bahia, ela está no centro da polêmica”, ressaltou Jordy.

Convocados para depor na CPI, Carmen Topschall e Bernhard Topschal optaram em ficar calados.

A comissão também aprovou requerimento requisitando aos conselhos tutelares dos municípios baianos de Monte Santo, Encruzilhada e Euclides da Cunha cópias dos livros de registros de denúncias, com a identificação dos autores. Há suspeita de que o casal Topschall faça denúncias falsas para motivar processos de retirada de guarda de pais.

Também foi aprovada o convite à Neide de Jesus Carvalho, que mora em Euclides da Cunha, para depor. Ela é citada em dois processos de adoção irregular na Bahia.

Por: Ivan Richard, da Agência Brasil

Fonte: Rede Brasil Atual

 

scroll to top