06/08/2018 | às 15h54
Pautar questões ligadas à Diáspora Africana por meio do idioma inglês. Este é o objetivo do Curso de Conversação: Inglês na Diáspora que começa este mês no Espaço Vale do Dendê (Shopping da Bahia, piso 02). As aulas iniciam dia 15 deste mês e terminam 19 de dezembro deste ano, sempre das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas pelo formulário: https://goo.gl/forms/
Fruto da iniciativa da jornalista e educadora Donminique Azevedo e da bacharela em Letras com Inglês Nara Paixão, o Curso conta com o apoio do Instituto Mídia Étnica, do Portal Correio Nagô e do Coletivo Cacos. “Durante muito tempo estudei Inglês em escolas de idiomas tradicionais, mas sempre sentia falta do recorte racial, principalmente no que diz respeito à conversação. Este ano, após voltar dos Estados Unidos, conversei com Nara Paixão sobre esse desejo de um curso com este formato. Nara, no período, dava-me consultoria no idioma e sempre conversávamos sobre a Diáspora Africana nas aulas. De lá para cá, amadurecemos a proposta e confirmamos que este não era um desejo só nosso”, relata Donminique Azevedo.
Com 14 anos de experiência de mercado como professora e consultora em cursos de Inglês, Nara Paixão explica que o objetivo principal da proposta é promover encontros, aulas de conversação destinados a tratar, discutir e permitir a troca de informações e a dialética acerca da afrodescendência e diáspora, utilizando a Língua Inglesa para pautar essas intervenções.
“A gente percebe ainda muito receio e, às vezes medo, de muitas pessoas em falar inglês, mesmo depois de muitos anos de estudo do idioma. Considerando a estrutura de nossa sociedade e como o racismo opera dentro desse sistema, a gente sabe que povos afrodescendentes têm menos oportunidades de estudar Inglês, bem como de serem contemplados em cursos de conversação que pautem o componente racial como tema gerador de uma abordagem pedagógica”, finaliza Nara Paixão.
O investimento total do semestre, já com material incluso, é R$ 600 (a vista) e R$ 650 (em 3X no cartão). Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail inglesnadiaspora@gmail.com
Da Redação do Portal Correio Nagô.