Home » Revista » Curso de extensão prepara negros e indígenas para o ingresso nos cursos de pós-graduação na UFBa

Curso de extensão prepara negros e indígenas para o ingresso nos cursos de pós-graduação na UFBa

 

O Programa A Cor da Bahia (FFCH/UFBA) inscreve 45 (quarenta e cinco) graduados ou estudantes concluintes de graduação, que tenham sido beneficiários do sistema de cotas para alunos da rede pública, negros/as ou indígenas, para o processo seletivo do Curso de Formação para o Acesso à Pós-graduação.

 

 

 

O curso, com carga horária de 180 horas e duração de 6 meses, apoiado pela Fundação Carlos Chagas e pela Fundação Ford, tem como objetivo preparar candidatos/as negros/as e indígenas para a seleção em programas de pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado. Trata-se de um projeto inédito no Brasil, envolvendo dezenas de universidades públicas e privadas, entre elas a UFBa. O objetivo principal das universidades consorciadas é promover a equidade no acesso a pós-graduação para os grupos socialmente vulneráveis na sociedade brasileira e dessa forma democratizar o ingresso também nos cursos de pós-graduação nas universidades públicas brasileira.

 

 

Mais informações ver edital publicado no site do Programa A Cor da Bahia (www.acordabahia.ufba.br).

 

 

Serviço:

O quê? Curso de Formação para o Acesso à Pós-graduação

Para quem? Graduados ou estudantes concluintes de graduação, que tenham sido beneficiários do sistema de cotas para alunos da rede pública, negros/as ou indígenas

Quando? Inscrições até 22 de outubro de 2012

Onde? Enviar a documentação requerida no edital para o Programa A Cor da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Estrada de São Lázaro, 197, Salvador – BA, CEP 40.210-730.

Coordenação: Prof. Dr. Cloves Luiz Pereira Oliveira – Pesquisador Programa A Cor da Bahia – UFBa

 

e-mail: proequidadeufba@gmail.com

college

 

Chamada do Edital

CURSO DE FORMAÇÃO PARA O ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO – 2012

Inscrições abertas

O Curso de Formação para o Acesso à Pós-graduaçãoapoiado pela Fundação Ford e pela Fundação Carlos Chagas, é uma iniciativa da Universidade Federal da Bahia, através da Pró-Reitoria de Extensão, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa A Cor da Bahia .

Objetivo: Preparar candidatos/as negros/as e indígenas para a seleção em programas de pósgraduação stricto sensu, em nível de Mestrado, nas universidades públicas do Estado da Bahia, nas diversas áreas do conhecimento: Exatas e Tecnológicas; Biológicas; Humanas; Letras e Artes.

Público: 45(quarenta e cinco) graduados/as ou concluintes de graduação, em quaisquer áreas, que possuam renda familiar de, no máximo, 5(cinco) salários mínimos, autodeclarados/as negros/as ou indígenas.

Carga horária: 180 horas

Documentos para inscrição:

• Formulário de inscrição, disponível no site www.acordabahia.ufba.br devidamente preenchido e assinado;

• Carta de Apresentação, elaborada pelo/a próprio/a candidato/a, contendo os seguintes itens: nome completo; as razões pelas quais deseja fazer o Curso, um breve histórico de vida e trajetória acadêmica e participação em movimentos socioculturais; resumo da proposta de pesquisa a ser desenvolvida na pós-graduação (máximo 5 páginas; fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5);

• Formulários de autorização (dossiê, candidatura e imagem), disponíveis no site, devidamente preenchidos e assinados;

  • Curriculum vitae ou Currículo Lattes;
  • Cópia do diploma de graduação, ou documento equivalente;
  • Cópia do histórico escolar da graduação;
  • Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF;
  • Cópia do Título de Eleitor com o certificado de votação na última eleição;
  • Cópia do Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino);
  • Cópia do comprovante de endereço (recibo de luz, água ou telefone);
  • 01 foto 3 X4.

Previsão de início: novembro de 2012,

Mais informações no site www.acordabahia.ufba.br

PROGRAMA A COR DA BAHIA – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Estrada de São Lázaro, 197, Salvador – BA, CEP 40.210-730


scroll to top