Home » Blog » Curso popular preparatório para o ENEM recebe inscrições

Curso popular preparatório para o ENEM recebe inscrições

O Quilombo Educacional Bakhita está com inscrições abertas para o curso preparatório para o ENEM.

Localizado no bairro de Sussuarana, o Pré-Enem existe há 17 anos com o ideal de subverter o sistema.

As aulas iniciam-se no dia 06 de março. De segunda a sexta das 19h às 22h. O Pré-ENEM Bakhita conta com aulas de campo, simulados e aulões temáticos.

A inscrição online está no valor promocional de R$50 até dia 01 de março desse ano. O valor da mensalidade é R$70.

Dentre os jovens egressos está Danilo Lustosa, que cursou Química na Universidade Federal da Bahia e, atualmente, faz doutorado na Alemanha.

A coordenação é composta por Diego Teles e Deise Nascimento. Ambos são “bakhiteirxs”, forma como os alunos e ex-alunos se intitulam.

“Ser ex-aluno e professor do quilombo é ver e atestar que, por meio da educação empoderada, podemos muito. Sendo assim, ocupar a universidade, sobretudo, pública, é literalmente dizer ao sistema que, como nos diz um provérbio africano, “sozinhos somos fortes, juntos somos inquebrantáveis!”. Sim, NÓS podemos! Apostamos em uma educação transformadora e que se baseie na descolonização de si e do outro”, diz o ex-aluno, professor e atual coordenador do Pré-Enem Bakhita, Diego Teles.

Com as políticas públicas o número de negros nas universidades saltou de 5,5% em 2005 para 12,8% em 2015 entre jovens de 18 e 24 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, esse número representa menos da metade se comparado com os 26,5% dos jovens brancos que estão cursando o ensino superior.

“Que o estudo é importante, não temos dúvida, que vamos continuar lutando, menos ainda. A nós, uma essência, UBUNTU! Não há nestes 17 anos outra palavra que nos defina, a não ser resistência”, acrescenta Diego Teles.

4340

 

Joyce Melo é repórter Correio Nagô.

scroll to top