Idealizado pelo Grupo Cultural Ska Reggae, em parceria com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), o Curso intitulado “Reprodução de Saberes, Fazeres e Identidade” para Baianas de Acarajé, a ser realizado de 01/03/2022 a 13/04/2022, está em sua 1ª edição. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi).
Com inscrições online no período de 13 a 23 de fevereiro de 2022, o curso terá como público alvo as baianas de acarajé devidamente cadastradas na ABAM, a solicitação da ficha de inscrição deverá ser feita exclusivamente por e mail: baianas@baianas.org com cópia para lcsogriot@gmail.com. A grade do curso será preenchida por disciplinas essenciais para auxiliar no desenvolvimento das atividades laborais das empreendedoras.
Os saberes ancestrais e preservação da história, memória e acervo das baianas serão retratados através das disciplinas de Gestão de Alimentos, Prática de Cozinha, Precificação e Ficha Técnica. O Curso será ministrado de forma presencial, em um mês, totalizando 70 horas de duração, sendo 60h aulas teóricas e 10h de aulas práticas, respeitando as recomendações da OMS e do Governo da Bahia referentes aos protocolos sanitários por conta da pandemia do covid-19.
Em virtude dos efeitos da pandemia as Baianas de Acarajé que atuam na orla de Salvador foram as mais prejudicadas, por isso, estaremos priorizando o acesso ao curso (presencial) para 30 dessas mulheres visando a sua requalificação profissional e também na perspectiva de melhoria da sua autoestima já que o curso aborda temas nesta direção.
As baianas que alcançarem 90% de aproveitamento do curso receberão um tabuleiro confeccionado em madeira, principal ferramenta para o empreendimento das baianas, deste modo incentivamos e reconhecemos a importância destas mulheres negras, para identidade cultural da cidade de Salvador e garantimos o direito de trabalho para assegurar a sua sustentabilidade e de sua família.
Os interessados em uma ou mais disciplinas poderão acompanhar as aulas como ouvinte no canal oficial da ABAM no youtube ou perfil do projeto no instagram @oficiodasbaianas.