No dia 17 de setembro, a partir de 12h, a artista audiovisual Ilana Paterman Brasil lança Água de cor: as danças das mulheres da Nação Ijexá, um projeto artístico-documental em animação das danças das Iabás – orixás femininas – e da Colondina. Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, o projeto é composto por animações feitas em rotoscopia artesanal a partir de registros videográficos, utilizando a aquarela como ferramenta criativa, e uma publicação.
O evento acontece no próprio terreiro Corte Real da Nação Ijexá, liderado por Pai Zezito de Oxum e localizado em Belford Roxo, Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, onde será oferecida uma feijoada em homenagem ao lançamento. As obras e curiosidades sobre o processo de criação do trabalho ficam acessíveis em https://www.ilanapatermanbrasil.com/aguadecor.
O projeto
Água de cor: as danças das mulheres da Nação Ijexá tem o objetivo de comunicar os saberes das danças femininas de terreiro, que traduzem em movimentos os mitos iorubás com foco nas mulheres. As seis principais iabás: Oxum, Obá, Euá, Nanã, Iemanjá e Iansã. Soma-se a elas, a Colondina – uma Pombagira, entidade que traz nos gestos inúmeras possibilidades de manifestação do feminino.
A Rotoscopia
A técnica de animação, rotoscopia, permite que o movimento se revele ao transformar vídeo em desenho e o corpo dançante torna-se o único elemento na tela e cada animação é composta por centenas de desenhos que, quadro a quadro, recriam os gestos expressivos das filhas de Pai Zezito de Oxum, líder da Corte Real da Nação Ijexá.
As filhas: Silvia, Mara, Ângela, Rosani, Eunice, Solange e Solemar dançaram para as câmeras, em uma manhã de agosto de 2021, e tornaram-se aquarelas.
Água de cor: as danças das mulheres da Nação Ijexá
Dia 17 de setembro, a partir de 12h
Exibição das animações, lançamento da publicação e feijoada
Local: Culto Afro Corte Real da Nação Ijexá
Rua Nossa Senhora do Líbano, 16, Parque Amorim
Belford Roxo (RJ)
Entrada gratuita
Foto: Divulgação