O espetáculo Rebola, da Companhia Teatro da Queda, levou as categorias Texto e Espetáculo Adulto do 24º Prêmio Braskem de Teatro. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (19), no Teatro Castro Alves (TCA), espaço este que foi o grande homenageado da noite.
O diretor Thiago Romero, 35, dedicou a premiação “às bichas pretas”. Quero agradecer a Oxumarê, a toda a minha equipe… Esse prêmio não é só meu, é de cada um que por quatro meses teve a coragem de ocupar esses espaços adormecidos no Centro da cidade. Quero dedicar esse prêmio a todas as bichas, principalmente as bichas pretas!”, disse, emocionado, reforçando a necessidade de espaços para a comunidade LGBTQI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers e Intersexuais.
Rebola conta a história de uma trupe de artistas que luta para manter aberto o “espaço Xampoo”. O texto premiado é de Daniel Arcades.
A noite foi encerrada com apresentação da Band’Ayiê. A cantora Manuela Rodrigues e os músicos da Orquestra Castro Alves (OCA) participaram da cerimônia de premiação dirigida por Márcio Meirelles.
CONFIRA OS VENCEDORES DO 24º PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO:
ESPETÁCULO ADULTO: Rebola
ESPETÁCULO INFANTOJUVENIL: Avesso
ESPETÁCULO DO INTERIOR: Pariré, da Cia. OperaKata (Vitória da Conquista)
DIREÇÃO: Rino de Carvalho, por Mágico Mar
ATOR: Igor Epifânio, por Egotrip
ATRIZ: Simone de Araujo, por Mágico Mar
TEXTO: Daniel Arcades, por Rebola
REVELAÇÃO: Alisson de Sá, pela direção de Malva Rosa
CATEGORIA ESPECIAL: Maurício Pedrosa, pelo desenho de cenário do espetáculo Mágico Mar
Donminique Azevedo é repórter do Portal Correio Nagô.