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Desenrola E Não Me Enrola lança financiamento coletivo para conseguir uma nova redação de jornalismo nas periferias de São Paulo

O Desenrola E Não Me Enrola lançou no dia 1 de julho a campanha de financiamento coletivo #DesenroladeMudança, cujo objetivo é garantir a conquista de uma nova redação de jornalismo nas periferias de São Paulo, já que o Centro de Mídia M´Boi Mirim, primeiro espaço compartilhado de trabalho em São Paulo, voltado para promover oportunidades de produção de conhecimento para a produção de comunicação e jornalismo nas periferias da cidade irá fechar as suas portas.

Foto: Flávia Lopes

O Centro de Mídia foi criado em abril de 2017 pelo coletivo de jornalismo e comunicação Desenrola E Não Me Enrola, iniciativa que há 9 anos é reconhecida no Brasil pelo seu trabalho na produção de conteúdo jornalístico nas periferias e pela inclusão da juventude preta e periférica no ecossistema de produção jornalística e de comunicação nos territórios onde as desigualdades sociais e digitais limitam o acesso à informação e aos meios de comunicação.

Com a venda e o iminente fechamento do projeto, a redação de jornalismo, um estúdio multimídia para produção audiovisual, um auditório com capacidade para receber 30 pessoas e uma sala com internet gratuita para reuniões estratégicas de comunicadores e empreendedores das periferias de São Paulo deixam de existir.

Além de sediar a redação de jornalismo do Desenrola, o Centro de Mídia recebe anualmente durante sete meses um grupo de 30 jovens que participam do Você Repórter da Periferia, um programa de treinamento realizado pelo Desenrola E Não Me Enrola, para formar jovens comunicadores e jornalistas nas periferias, que passam a desenvolver senso crítico para consumir notícias, combater fake news, e principalmente, produzir conteúdo informativo e jornalístico sobre a sua própria realidade social, cultural, econômica e política.

Juntamente com estas iniciativas, o espaço compartilhado de trabalho também servia como escritório para o Embarque No Direito, um jornal comunitário focado editorialmente em traduzir direitos sociais para moradores das periferias que têm acima de 40 anos de idade. A equipe de jornalistas e comunicadoras  estão ciente dos impactos que o fechamento do Centro de Mídia irá causar não só para os comunicadores e jornalistas das periferias, mas sobretudo, para a população das periferias que mal tem acesso à internet, e que portanto, são impedidos de ter acesso à informação de qualidade, por isso, eles decidiram lançar a campanha de financiamento na plataforma Benfeitoria, visando garantir recursos para pagar o aluguel e custos fixos do novo espaço, como água, luz, internet e telefone. 

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