Home » Blog » #DiadaÁfrica Debate no Pelourinho abre Semana da África

#DiadaÁfrica Debate no Pelourinho abre Semana da África

Brasil dos afrodescendentes

O dia 25 de maio de 1963 ficou marcado pela criação da primeira organização de promoção, unidade e solidariedade entre os estados africanos, a Organização da Unidade Africana (OUA). Um importante grupo de pressão para evitar os conflitos que assolavam o continente na época.  Mesmo após a sua dissolução para dar lugar à União Africana, a data é reconhecida e foi instituída como o Dia do Continente Africano.

Aqui em Salvador, a capital do estado com maior população negra fora da África, a semana inicia com debates, eventos culturais e atividades para lembrar a heranças dos povos irmãos.

Hoje, às 19h, no Museu Eugenio Teixeira Leal, Pelourinho, acontece o debate: África Real, o Brasil dos Afrodescendentes, Caia na Real, com mesas temáticas e a participação de convidados internacionais, como a mestra em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de Nova York, Elisa Larkin Nascimento, e de nomes reconhecidos pelo público baiano, como o de Zulu Araújo, presidente da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a vice prefeita de Salvador, Célia Sacramento, o presidente do bloco Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos – Vovô e a secretária de Políticas para as Mulheres, Olivia Santana. A entrada é gratuita e espera a participação da comunidade soteropolitana.

Música – Nesta terça-feira, 26, tem discotecagem de música africana com o Dj Sankofa. O músico de Gana, radicado na Bahia, animará o baile Akwaaka, que acontece a partir das 23h, na Borracharia do Rio Vermelho. Akwaaba! Nas línguas típicas de Gana Fanti e Ashanti significa bem-vindo, e é justamente nesse clima de acolhimento e muita satisfação que o DJ Sankofa trará com um set list especial de salsa que mistura muito High Life, Soukous, Semba e Cúmbia para não deixar ninguém parado.

A Comissão Especial de Promoção da Igualdade (Cepi) da Assembleia Legislativa da Bahia realizará a sessão especial “Dia da África – O Legado do Povo Jeje no Processo Civilizatório do Brasil”. Presidida pelo deputado estadual e presidente da Cepi, Bira Corôa (PT), a sessão acontece nesta quinta-feira (28), às 14h30, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia.

Para quem gosta de ritmos africanos como kuduro, afro house e kizomba, a Casa de Angola apresenta, na sexta-feira, às 18h, os gêneros musicais que estão tocando e fazendo sucesso na África subsaariana. O comando da festa, que é gratuita, fica à cargo do DJ Elton Santos mais participações especiais dos dançarinos angolanos Edson Landa e Gilson Octávio e da cantora e compositora Emillie Lapa, além do sarau do grupo Ágape e exposições de moda.

Da redação do Correio Nagô

scroll to top