Atividade reúne o músico sul africano Neo Muyanga, o ator MC Eugênio Lima e a atriz e pesquisadora Roberta Estrela D’Alva para uma conversa sobre a construção artística das novas diásporas e os processos de intercâmbio e colaboração entre artistas
No dia 18 de julho, às 16h, acontece o segundo encontro on-line da série Diálogos e Intercâmbios, do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, que abre espaço para o compartilhamento experiências sobre o fazer teatral entre artistas, grupos, encenadores, diretores e pesquisadores de diferentes países. O encontro será realizado na plataforma Zoom e conta com recursos de tradução simultânea. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo siteaté o dia 17 junho. As vagas são limitadas.
Nessa edição, Neo Muyanga e Eugênio Lima conversam sobre o ato de imaginação radical na construção artística das novas diásporas e sobre o processo de intercâmbio e colaboração em trabalhos realizados em parceria entre eles, como Legítima Defesa, Revolting Music, A Missão em Fragmentos, Black Brecht e A Maze in Grace, entre outros.
A discussão, que tem mediação da atriz e pesquisadora Roberta Estrela D’alva, aborda ainda a aproximação dos arcabouços poéticos, políticos, filosóficos e imagéticos dos artistas, como a proximidade de ambos com os autores Achille Mbembe, Felwine Saar e Angela Davis.
Sobre os convidados
Neo Muyanga nasceu em Joanesburgo, na África do Sul, é músico e compositor de peças musicais e corais e cofundador da Pan African Space Station – eventos que divulgam a música moderna e a arte sonora pan-africana na internet e nos palcos da Cidade do Cabo. Membro da comissão do Centro de Teatro Artscape e conselheiro do Comitê do Magnet Theater. No Brasil, desenvolveu trabalhos em parceria com o Coletivo Legítima Defesa. Seu interesse de pesquisa e performance estão no estudo da estética da música de protesto em todo sul global.
Eugênio Lima é diretor e fundador do Coletivo Legítima Defesa – grupo de artistas/atores/atrizes de ação poética e política, que busca discutir a imagem da negritude, seus desdobramentos sociais históricos e seus reflexos na construção da “persona negra” no âmbito das linguagens artísticas. É membro fundador do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e da Frente 3 de Fevereiro, e sound designer do coletivo JUANITA. Dj, Ator-Mc, pesquisador da cultura afro-diaspórica, professor de sonoplastia na Escola SP de Teatro e apresentador do programa Vitrola Livre da Radio UOL.
Roberta Estrela D’Alva é atriz-MC, diretora, diretora musical, pesquisadora, slammer. Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e da Frente 3 de Fevereiro. É idealizadora e slammaster do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro poetry slam brasileiro, e curadora do Rio Poetry Slam-FLUP, primeiro poetry slam internacional da América Latina. De 2016 a 2018 foi apresentadora do programa Manos e Minas da TV Cultura.
Serviço
Diálogos Possíveis Sobre o Fazer Artístico na Diáspora Negra
Uma conversa sobre a construção artística das novas diásporas e os processos de intercâmbio e colaboração entre artistas.
Dia 18 de junho de 2021, às 16h.
Inscrições gratuitas: de 11 a 17 de junho, a partir das 14h
Classificação: 14 anos
Plataforma Zoom com tradução simultânea
Sobre o CPT_SESC
O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.
Em tempos de distanciamento social, a a programação do CPT_SESC acontece on-line e apresenta ciclos de debates, mostras virtuais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de desenvolver um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs.
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