Festival Mídia Jovem leva debate sobre TV Digital, dentre outros temas.
Direito à comunicação como ponte para o desenvolvimento comunitário será o tema do Festival Mídia Jovem. O evento acontece nos dias 18 e 19 de agosto (sexta-feira e sábado), no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O Festival é uma iniciativa da Seja Digital e da CIPÓ – Comunicação Interativa e tem como programação as rodas de conversa, oficinas de comunicação, exibição de curtas, sarau, shows e atividades infantis que acontecem no Centro Cultural Plataforma e na Praça São Braz, durante todo o dia, totalmente gratuito.
O Festival Mídia Jovem levará para a comunidade o debate sobre a migração do sinal analógico da TV aberta para o sinal digital, estimulando a reflexão sobre a comunicação como um direito de todas/os. Temas como a representatividade e a pluralidade dos conteúdos exibidos na televisão estarão no centro do debate “TV Digital e Periferia”, com a participação das jornalistas Rita Batista (Rádio Metrópole) e Jamille Menezes (Portal SoteroPreta).
O bate-papo continua na oficina de educomunicação onde o público poderá experimentar como produzir seu próprio vídeo. As crianças terão atividades com o grupo Malubambu. Já as apresentações culturais que integram a programação do Festival ficam por conta da banda Tallowah e de outros grupos do Subúrbio Ferroviário. Também se apresentam no Festival o coletivo Sarau da Onça e o rapper Mc Feijão, vencedor do I Concurso Música de Favela, no III Festival das Periferias.
Durante os dois dias do evento, o público também poderá realizar os agendamentos para recebimento do kit gratuito para TV Digital – formado por conversor, controle e antena – destinado a beneficiárias/os de mais de 20 programas sociais do Governo Federal. Voluntários estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre os critérios e procedimentos necessários para a entrega e instalação destes kits.
Parceria entre CIPÓ e Seja Digital – O Festival Mídia Jovem é parte do Projeto TV Digital – Comunicação para o Desenvolvimento Comunitário, desenvolvido pela CIPÓ em parceria com a Seja Digital. A proposta é mobilizar comunidades para aderirem à TV Digital, debatendo questões relacionadas ao direito à comunicação e ao desenvolvimento local. Além de Plataforma, as comunidades do Nordeste de Amaralina e Beiru-Tancredo também sediarão o Festival, nos dias 25 e 26 de agosto e no dia 1º de setembro, respectivamente.
PROGRAMAÇÃO:
- Sexta-Feira | 18.08.17:
Local: Centro Cultural Plataforma
– 9h às 20h: Agendamento do kit gratuito para TV Digital
– 9h às 12h: Roda de Conversa “TV Digital e Periferia”
Convidadas: Rita Batista (Rádio Metrópole)| Jamile Menezes (Portal SoteroPreta)
Mediador: Adriano Correia (jovem comunicador)
– 9h às 13h: Atividade infantil com grupo Malubambu
– 14h às 18h: Oficina Pública de Comunicação
Mediadora: Bruna Hercog (jornalista)
– 18h30 às 20h: Curtas Digitais + Sarau da Onça
- Sábado | 19.08.17:
Local: Praça São Braz
– 9h às 17h: Agendamento do kit gratuito para TV Digital
– 10h às 12h: Flash Mob (percurso do Luso à Praça São Braz)
– 13h às 17h: Atividade infantil com grupo Malubambu
– 13h30 às 15h: Dj Ian e Curtas Digitais
– 16h às 17h: Show da Banda Tallowah, com participação do rapper Mc Feijão.
Da Redação.