Home » Revista » Diretora de redação da BBC e vice renunciam após falsa acusação de abuso sexual

Diretora de redação da BBC e vice renunciam após falsa acusação de abuso sexual

A diretora da BBC News, Helen Boaden, e o seu vice, Steve Mitchell, deixaram o cargo nesta segunda-feira (12/11), dois dias depois da demissão do diretor-geral da rede britânica, George Entwistle. O escândalo em um dos veículos de comunicação mais prestigiados mundialmente teve início após a divulgação de alegações falsas de abuso sexual infantil contra um ex-político do Reino Unido.

396px-BBC Broadcasting HouseEntwistle assumiu a responsabilidade pela transmissão da reportagem no dia 2 de novembro no programa Newsnight, que vinculou erroneamente Lorde McAlpine, ex-tesoureiro da ex-premiê Margaret Thatcher, a supostos abusos sexuais em um lar de crianças no norte do País de Gales. A matéria chegou a divulgar declarações de uma vítima, Steve Messham, que afirmou que um destacado político tinha abusado dele.

Em comunicado, a administração da BBC disse que o afastamento de Boaden e Mitchell não está relacionado ao caso. A decisão, no entanto, vem apenas um dia depois de o presidente do conselho da rede ter declarado ser necessária uma mudança radical para sobreviver ao escândalo.

“Helen e Stephen vão se afastar de seus papeis habituais até a conclusão do caso Pollard e eles esperam, depois, voltar para os seus cargos”, disse a rede citada pelo jornal britânico Guardian. Os jornalistas estão envolvidos na investigação de Nick Pollard sobre a cobertura do programa BBC2 dos supostos abusos do ex-jornalista da rede, Jimmy Savile.

(sede da BBC, em Londres)

O editor de negócios da BBC, Robert Peston, disse que o atual diretor-geral interino da rede acredita ser “injusto” deixar Boaden e Mitchell em suas posições enquanto começam as investigações sobre o Newsnight. De acordo com ele, advogados dos jornalistas pediram que eles continuassem em seus postos.

O diretor-geral interino Tim Davie, que assumiu o cargo na rede de televisão pública após a renúncia dramática de Entwistle na noite de sábado, deve definir seus planos para gerir a crise ainda nesta segunda.

Fonte: Opera Mundi

scroll to top