A escritora mestra em Filosofia Política Djamila Ribeiro lançou no dia 07 de junho o curso “Jornalismo contra-hegemônico: reflexões para um novo presente”. O curso é uma parceria do YouTube Brasil e tem apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e produção executiva da Casé Fala.
O curso é idealizado e apresentado por Djamila, que foi por dois anos professora da disciplina na graduação de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A produção estará disponível no canal do YouTube da Feminismos Plurais gratuitamente. Roteirizado pela jornalista Fernanda Bastos, o curso terá dez episódios, com duas exibições semanais, sempre às terças e quintas, às 19h.
Os estudos sobre o jornalismo contra-hegemônico apresentam ponderações e indicam modificações necessárias para o jornalismo ser mais plural e inclusivo. E, dentro dessa perspectiva, pensadores, pensadoras e profissionais da comunicação pautam novas formas de exercício do jornalismo a partir de seus lugares de fala, experiências e de suas leituras do campo.
Entre os temas do curso, é possível destacar: por que precisamos de um jornalismo hegemônico? Quem acompanhar verá aulas sobre desinformação, jornalismo e teoria feminista negra, lugar de fala, imprensa negra, feminista, LGBT e indígena, a luta por visibilidade e como construir um jornalismo contra-hegemônico na prática, entre outros temas.
A iniciativa conta com alguns professores da Feminismo Plurais, como o coordenador Tiago Vinícius, as professoras Juliana Borges, Marjorie Chaves e Thiago Teixeira, além de convidados como os especialistas em tecnologia Sil Bahia e Ronaldo Lemos, as renomadas jornalistas Sônia Bridi e Adriana Ferreira, a pesquisadora indígena da Universidade Federal de Goiás Mirna Anaquari, e o especialista em Comunicação Inclusiva André Fischer.
Também participam o cofundador da AFRO.TV Paulo Rogério Nunes, a advogada e apresentadora Gabriela Prioli, o professor de Direito da Universidade Federal de São Paulo Renan Quinalha, a fundadora da Damata Make-up Daniele Damata, Tiago Rogero, diretor da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, entre outros convidados que explicam sobre a importância de pensarmos sobre a construção de um jornalismo contra-hegemônico.