Home » Blog » Cultura » Doutro Lado Festival de Cinema Periférico, realizado em Betim, tem como proposta incentivar o intercâmbio cultural entre as periferias do Brasil em intensa programação em formato híbrido e gratuito

Doutro Lado Festival de Cinema Periférico, realizado em Betim, tem como proposta incentivar o intercâmbio cultural entre as periferias do Brasil em intensa programação em formato híbrido e gratuito

Em sua 1ª edição de 13 a 17 de dezembro, O Doutro Lado – Festival de Cinema Periférico, traz filmes periféricos das cinco regiões do país.  A programação é composta além dos filmes, de um podcast sobre culturas periféricas, oficinas e shows e debates. A programação será virtual, gratuita e a abertura contará com a presença do multiartista Sérgio Pererê.

Foto: Fernando Souza

Entre os dias 13 e 17 de dezembro, o Doutro Lado – Festival de Cinema Periférico exibe 11 obras de produtores periféricos  de todo o Brasil. Os filmes e realizadores foram selecionados por meio de um edital do evento que foi lançado em outubro deste ano. A exibição dos filmes será feita a partir do dia 13 de dezembro pelo site do festival. Além disso, a programação conta com o lançamento do podcast “Doutro Lado” com sete episódios e participação de nomes como Fabrício FBC, Paula Leal e M16.

O festival é o primeiro focado em cinema periférico realizado na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte e traz a temática “Cinema e Cultura periféricos” para o centro da discussão como uma forma de apresentar os cineastas e realizadores da periferia, além de  estimular o consumo de arte por quem mora nelas.

O Doutro Lado foi idealizado para difundir a produção audiovisual e contribuir para a reflexão acerca dos filmes exibidos e incentivar o intercâmbio cultural entre as periferias do Brasil.

A abertura do evento terá apresentação do multiartista Sérgio Pererê e da Orquestra Jovem do Instituto Ramacrisna. Criada em 2005, a filarmônica tem o objetivo de trazer para a realidade das crianças e jovens, em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, com idades entre 12 e 24 anos, a beleza do universo da música clássica.

Filmes selecionados:

Os curadores Gabriela Matos e Robert Frank  junto com o diretor artístico fizeram parte da comissão que selecionou 11 entre 27 filmes inscritos de todas as regiões do país. Confira a lista dos filmes selecionados:

Forrando a Vastidão (MG) Direção: Higor de Paula Gomes; Donas da Bola (MG) Direção: Paulo Mauricio Carvalho; Abdução (MG) Direção: Marcelo Lin; Trindade (MG) Direção: Rodrigo R. Meireles; Maria (DF) Direção: Ana V. Rabelo; O Sonho do Inútil (RJ) Direção: José Marques de Carvalho Jr; De que lado que tu samba? O rufar do Mestre Batata (RS) Direção: Ernani Viana; Mihe’aka Voxené: Simoné Veyopé Ûti! (Abre Caminho: nossas câmeras chegaram!) (MS) Direção: Raylson Chaves;  Amador, Zélia (PA) Direção: Ismael Machado/Glauco Melo; Mato Escravo (MT) Direção: Salles Fernandes; É a minha voz que você tem que ouvir / it’s my voice you have to hear (RJ) Direção : Juan da Silva e Márcio Paixão

Serviço:

Doutro Lado – Festival de Cinema Periférico

Entre os dias 13 e 17 de dezembro

Para acessar aos filmes: www.festivaldoutrolado.com.br

Mais informações: Instagram https://www.instagram.com/doutrolado.periferico/ 

scroll to top