Home » Revista » Salvador: Ebomi Nice do Terreiro da Casa Branca recebe homenagem

Salvador: Ebomi Nice do Terreiro da Casa Branca recebe homenagem

Ebomi Nice e secretíria Lcia Barbosa em evento do calendírio Marºo MulherRedação Correio Nagô – A diretora do Conselho Fiscal do Terreiro da Casa branca, Ebomi Nice Evangelista Espíndola, recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares, em Sessão Especial da Câmara Municipal de Salvador, na última terça-feira (18).

A sessão foi solicitada pela vereadora e ouvidora-geral Olívia Santana (PCdoB). Para a vereadora, a homenagem “é um reconhecimento a atuação desta cidadã, que através da devoção ao candomblé, religião que foi iniciada pela Casa Branca, participa, ativamente, da luta por justiça social e pelo bem estar do próximo”.

“Homenagear Ebomi Nice é uma honra. Ela é uma Yansã guerreira, digna da história da personalidade que dá nome à honraria!”, destacou a vereadora e propositora da criação da Medalha Zumbí dos Palmares (Resolução nº 1.557/2005) que destaca pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância.

(Ebomi Nice e secretária Lúcia Barbosa)

Com atuação nacionalmente reconhecida, e única mulher de Salvador a compor a Irmandade Secreta de Mulheres da Boa Morte, de Cachoeira, Ebomi Nice ocupou diversos cargos religiosos durante sua trajetória com destaque para Yá Benin de Xangô, do Ilê Axé Yá Nassô Oká Oxum de Mãe Nitinha (Rio de Janeiro); Yá Urulú – do Ilê Axé Ogum Alabedé Orum (Rio de Janeiro); Yá Larê do Alandê Xirê – do Ilê Axé Opô Afonjá de Mãe Estela (Cabula); Yá Nirerê – do Ilê Axé Oxumorarê do Pai Pc – (Vasco da Gama); Posto – no Ilê Axé Acanju (Lauro de Freitas).

Trajetória – A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, destacou a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Salvador à Ebomi Nice. Para a secretária, tratou-se do “justo reconhecimento ao trabalho de uma mulher incansável na preservação da religião de matriz africana”.

Barbosa ressaltou ainda que na sua atuação, Ebomi Nice transita pela “defesa de várias bandeiras de luta”, sendo, desta forma, “um referencial importante para todas as pessoas que trabalham pela igualdade de direitos”. “O combate ao racismo e à intolerância religiosa estão entre as marcas mais fortes da trajetória da Ebomi”, disse a secretária.

Estiveram presentes a solenidade o secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena; o secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira; a Promotora de Justiça, Márcia Virgens; o historiador, Jaime Sodré; Pai Ribamar Daniel representando Mãe Stella de Oxossi – Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá e o Major PM Nilton César Espindola, filho da homenageada, dentre outras autoridades.

Para o secretário, Almiro Sena a condecoração é bastante merecida. “ Egbomi Nice é uma mulher guerreira que tem um destaque significativo na luta contra a discriminação religiosa”

scroll to top