O lançamento acontece em 23 de agosto, a partir das 18h, no Palácio da Aclamação
O panorama econômico e social no Brasil, durante os últimos três anos, são retratados na obra Política, Economia e Questões Raciais – a conjuntura e os pontos fora da curva, 2014 a 2016, do economista, professor universitário e pesquisador Elias de Oliveira Sampaio. Perpassando pela instabilidade política do período, o autor faz uma análise das conquistas, retrocessos e perspectivas para a construção de um modelo econômico inclusivo e sustentável. O livro será lançado no dia 23 de agosto, a partir das 18h, no Palácio da Aclamação (Campo Grande).
Depois de assinar vários artigos em periódicos nacionais e estrangeiros e ser coautor em diversos trabalhos publicados nos últimos 20 anos, Elias Sampaio, neste seu primeiro livro “solo”, constrói uma narrativa baseada em sua coluna semanal publicada pelo site de notícias Politica Livre entre 2014 e 2016. A narrativa é apresentada em três partes: Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento; Entropia, Política e Poder e Consciência Negra, Política e Economia. “Este é o meu primeiro livro e, apesar de seu objeto tratar da conjuntura recente da política, da economia e das questões raciais (2014–2016), ele também condensa, de forma subliminar, todo o aprendizado de vida e da base de conhecimento que adquiri nesses meus 50 anos de idade”, explica Sampaio.
Para a pesquisadora do CRH/UFBA e PhD em Ciência Política, Professora Celina Souza, a principal contribuição da obra é conciliar a visão do autor, militante partidário e do movimento negro, sobre os acontecimentos recentes que ocorreram no Brasil e na Bahia, com análises baseadas em referenciais teóricos e conceituais multidisciplinares das Ciências Humanas, adquiridas em sua lona experiência acadêmica e enquanto gestor público. “Apoiado em sólido conhecimento, tanto empírico como teórico, o livro de Elias Sampaio é um exemplo de que é possível buscar explicar as dificuldades do país de sustentar seu crescimento econômico, de avançar nos indicadores sociais, de executar políticas que busquem reduzir as desigualdades de toda ordem e de construir instituições democráticas que sejam capazes de frear o individualismo predatório”, relata Celina Souza, que assina o prefácio da obra.
O livro é uma publicação da Editora do Instituto Federal da Bahia (Edifba) e tem o apoio institucional das Secretarias de Promoção da Igualdade Racial e da Cultura, através Diretoria de Museus e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), do Conselho Regional de Economia – CORECON-BA e do mandato do Vereador e Presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores, Sílvio Humberto.
Negro, economista e doutor!
Nascido em Salvador, Bahia, em 24 de fevereiro de 1967, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador, mestrado em Economia e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é economista do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Foi secretário Estadual de Promoção da Igualdade Racial e diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia, vice-presidente de Tecnologia da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia de Informação e Comunicação, Subsecretário Municipal da Reparação de Salvador, economista da Sudene, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, professor visitante do Mestrado em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional e colaborador do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia. Foi também colaborador do Núcleo de Pós-graduação em Administração da UFBA. Professor, coordenador do Curso de Ciências Econômicas e de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto de Educação Superior, Unyahna de Salvador, docente e pesquisador de outras instituições de ensino superior na Bahia e em Pernambuco.
Da Redação.