Home » Revista » Edital do Iphan apoiará projetos direcionados à cultura afrodescendente

Edital do Iphan apoiará projetos direcionados à cultura afrodescendente

renderizaFcdMidiaO Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial deverá ser relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes localizadas no Brasil

Redação Correio Nagô – Com o objetivo de selecionar projetos voltados para o apoio a manifestações e práticas culturais relativas ao patrimônio imaterial das populações afrodescendentes, o Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o edital “Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”. A data limite para o envio de propostas é até o dia 26 de maio.

Segundo informações do Iphan, as atividades dos projetos deverão envolver ações de mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual; ações educativas, formação, capacitação e transmissão de saberes; apoio à organização e à mobilização comunitária, à promoção da utilização sustentável dos recursos naturais, entre outras que se relacionem “ao universo da música, canto e dança e contribuam para a continuidade da existência de bens culturais imateriais e/ou para a gestão participativa e autônoma da preservação de práticas tradicionais referenciais de comunidades afrodescendentes no território brasileiro”.

A realização do Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes localizadas no território brasileiro, ainda segundo o órgão federal, integra a “participação do Estado brasileiro no âmbito do projeto Salvaguarda do patrimônio cultural imaterial relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes na América Latina, proposto pelo Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina (CRESPIAL), Centro de referência 2 da UNESCO, do qual participam 13 países da América Latina e Caribe, comprometidos com a execução de experiências‐piloto de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial afrodescendente em suas abrangências nacionais”.

O tema selecionado – Música, canto e dança de comunidades afrodescendentes – delimita o universo de bens culturais que poderão ser objeto do projeto, mas não estabelece a quantidade máxima de bens e nem a obrigatoriedade de atendimento das três expressões citadas. No entanto, é necessário que o projeto envolva ações que articulem elementos da música, do canto e da dança ou de um desses aspectos de forma específica.

Outra recomendação para esse edital é que o projeto se desenvolva em comunidades de pequeno ou médio porte, localizadas em território específico, para garantir que a execução, acompanhamento e monitoramento do projeto sejam compatíveis com a sua natureza. Para mais informações os interessados podem procurar o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN) enviando e-mail para Desirée Tozi (desiree.tozi@iphan.gov.br) ou para Paulo Peters (paulo.peters@iphan.gov.br).

A data prevista para o resultado da seleção é dia 10 de junho. “Serão aceitos para seleção apenas os projetos que solicitem apoio financeiro no valor mínimo de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) e máximo de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), excluído o valor da contrapartida”, divulga o Iphan

scroll to top