17/12/2018 | às 17h30
O idealizador e editor da Malê, Vagner Amaro, lança o livro de contos “Eles” no próximo dia 18 de dezembro, terça-feira, a partir das 17 horas, na Livraria da Travessa – Sete de Setembro, no Centro, Rio de Janeiro.
No livro, o autor aborda em dez contos concisos alguns conflitos da masculinidade, os personagens do livro afetam e são afetados em razão das ideias sobre um padrão único para a identidade masculina, em histórias como: o pai ensinou tudo ao filho, como ser homem, como estar no mundo.
Vagner Amaro é jornalista, bibliotecário e editor. Coorganizou as publicações Machado de Assis por jovens autores (2011); África: novas leituras (2012); Lima Barreto por jovens autores (2014); Organizou individualmente os livros Letra e tinta: dez contos do prêmio Malê jovens autores; Olhos de azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira – contos e crônicas (2017); Do Índico ao Atlântico: contos brasileiros e moçambicanos (2018). Fundou em 2015 a Editora Malê, voltada para a promoção da literatura de autores afro-brasileiros e africanos
Durante o lançamento haverá leituras de trechos do livro, realizadas pelo ator Rodrigo França e bate-papo com a participação do escritor Carlos Eduardo Pereira e da escritora Eliana Alves Cruz.
ELES
Um acontecimento coloca em xeque a cumplicidade entre pai e filho, revelando um abismo entre as expectativas e sensibilidades dos dois para a vida; um adolescente apaixonado quer se tornar “homem” com a mulher que tanto ama, e por isso, insiste e aguarda este momento, no entanto, uma grande expectativa pode trazer grandes problemas; casado, pai de três meninas, amado pelos vizinhos, um homem de bem.
No dia do seu aniversário, uma vizinha sopra uma frase em seu ouvido, que sacode o homem por dentro; Estes e outros personagens do livro de contos Eles, estreia na literatura do editor da Malê, Vagner Amaro, abordam os abismos e lutas, identificações e empatias, na construção da identidade dos homens, diante das exigências do padrão hegemônico de masculinidade. Contos curtos, instigantes, que abrem janelas para reflexões sobre masculinidades, masculinidades tóxicas, masculinidades negras, temas essenciais para a melhoria das relações humanas.
Da Redação do Correio Nagô.