Jornalista André Santana agora é colunista do portal UOL Notícias. O baiano passa a integrar a equipe de um dos maiores portais de conteúdo do Brasil, escrevendo sobre cultura, política e cotidiano
O jornalista baiano André Santana estreou na última sexta-feira (07/08), como colunista do portal UOL Notícias. Na coluna, o jornalista, que é conhecido pelo seu posicionamento e participação nos processos de enegrecimento da comunicação baiana, escreverá sobre assuntos atuais, como política, cultura e cotidiano.
Co-fundador do Instituto Mídia Étnica e do Correio Nagô, portal do qual é editor, André Santana é referência por sua atuação na luta por uma mídia antirracista, que já acontece por quase duas décadas. O jornalista é mestre em Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde é professor, assim como na Universidade Católica do Salvador (UCSal). Será um pouco desse olhar que irá apresentar nos textos, que mesclam fatos históricos com acontecimentos contemporâneos, priorizando a abordagem de pessoas negras sobre os temas cotidianos.
Na sua estreia, o jornalista publicou logo duas reportagens. “Um texto narra a história de uma mãe negra de Pernambués, que usa a arte para combater o racismo e a intolerância religiosa”, explica André, que escolheu uma moradora do bairro onde nasceu e cresceu, por entender a representatividade destas trajetórias de resistência. O segundo texto pauta as novas formas tecnológicas utilizadas por manifestações culturais, como a Irmandade da Boa Morte, para realizar as celebrações em tempos de isolamento por conta da pandemia da covid-19.
André Santana destacou o fato de suas publicações acontecerem justamente no momento de despedida ao professor Jaime Sodré – referência nas lutas negras e no combate à intolerância. “Ontem a gente se despediu de um Griô, que nos ensinou a ocupar espaços, principalmente, enquanto comunicadores negro. Hoje estamos dando continuidade a estes ensinamentos”, ressalta o jornalista.
Acompanhe os textos na coluna: https://noticias.uol.com.br/colunas/andre-santana
Texto: Camilla França. Publicado em 10/08/20202