Home » Blog » Edson Cardoso fala sobre Comunicação e Racismo na Casa do Mídia Étnica

Edson Cardoso fala sobre Comunicação e Racismo na Casa do Mídia Étnica

O jornalista autografará seu livro sobre o Jornal Irohin, que estará à venda no local.

edson-cardoso

Neste sábado, dia 17 de dezembro, às 9h, o Instituto Mídia Étnica (IME) recebe o jornalista, escritor e poeta Edson Cardoso para um diálogo sobre sua importante contribuição no combate ao racismo, especialmente na comunicação. Ele foi editor, entre outros, do “Jornal do MNU” (1989-1994), publicação do Movimento Negro Unificado, e do Jornal Irohin, que nas décadas de 1990 e 2000, reuniu comunicadores de todo país para a circulação de notícias de interesse da comunidade negra. O evento é gratuito e aberto a todos interessados. A sede do Instituto Mídia Étnica fica na Rua Areal de Baixo, n. 06, no Dois de Julho, Centro de Salvador.

Edson Cardoso é o convidado especial da certificação dos participantes da Formação em Mídia Étnica, um curso sobre jornalismo e relações étnico-raciais oferecido pelo IME, entre setembro e novembro deste ano, com a participação de comunicadores e estudantes de jornalismo interessados em contribuir para a produção de discursos contranarrativos ao racismo e outras violações aos direitos humanos. Além das aulas práticas e teóricas com experientes profissionais da comunicação, os 25 participantes produziram um rico material em texto, fotos, áudios e vídeos sobre as lutas negras contemporâneas, que será exibido neste sábado.

Nascido em Salvador, Edson Lopes Cardoso é mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (Unb) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (Usp). É autor dos livros Bruxas, espíritos e outros bichos (Mazza Edições, 1992), Ubá (Edição do Autor, 1999), Gravatá da Fonte (Edição do Autor, 2016) e, na sede do Instituto Mídia Étnica, o autor fará sessão de autógrafo de Negro, não: a opinião do jornal Irohìn, publicado em 2015 pela editora Brado Negro. Na obra estão reunidos os editorias escritos por Edson Cardoso no jornal Irohin, que entre (1996-1999) e (2004-2009), cobriu as principais agendas referentes ao enfrentamento ao racismo no Brasil.  O livro será comercializado especialmente por R$ 40,00 (apenas dinheiro).

irohin

 

SERVIÇO

  • Diálogo com o jornalista e poeta Edson Cardoso, na Formação em Mídia Étnica (curso de Jornalismo e Relações Étnico-Raciais);
  • Venda e autógrafo do livro Negro, não: a opinião do jornal Irohìn (Editora Brado Negro, 2015). Valor do livro R$40,00;
  • Dia 17 de dezembro, sábado, 9h;
  • Casa do Instituto Mídia Étnica, Rua Areal de Baixo, n. 06, Dois de Julho, Centro de Salvador.
scroll to top