O professor e ativista será homenageado pela sua atuação contra a discriminação racial
Em reconhecimento a uma trajetória de luta dedicada a defesa da igualdade racial no Brasil e do combate ao racismo, o professor e ativista do movimento negro, Edson Cardoso, receberá da Câmara Municipal de Salvador, Bahia, a Medalha Zumbi dos Palmares. A concessão da Medalha, uma iniciativa proposta pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), é destinada a pessoas atuantes no combate ao racismo e a todas as formas de discriminação, além do trabalho em prol da valorização da cultura negra no país.
Edson Cardoso é jornalista, mestre em comunicação social pela Universidade de Brasília e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, e militante desde os anos 70. Ele foi editor, entre outros, do “Jornal do MNU” (1989-1994), publicação do Movimento Negro Unificado, e do Jornal Irohin, que nas décadas de 1990 e 2000, reuniu comunicadores de todo país para a circulação de notícias de interesse da comunidade negra. O professor tem uma vasta produção acadêmica que aborda questões essenciais da identidade afro-brasileira e analisa as engrenagens históricas do racismo, inclusive, na própria linguagem dos meios de comunicação.
De acordo com a assessoria do vereador Sílvio Humberto, por conta do recesso do legislativo e da pandemia, ainda foi definida a data da entrega e o formato da homenagem.