Home » Blog » Eduneb faz lançamento coletivo de seis livros nesta quarta (22)

Eduneb faz lançamento coletivo de seis livros nesta quarta (22)

21/08/2018 | às 18h45

A Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) fará o lançamento coletivamente de seis livros, no Foyer do Teatro Castro Alves, na próxima quarta (22). Apesar de tratarem de temas diferentes, os títulos fazem parte de um único eixo temático: as heranças dos povos africanos.

O lançamento, que acontece às 19h, é gratuito e aberto ao público. Serão lançados nesse evento:

“Deoscoredes Maximiliano dos Santos –Mestre Didi: O Reverberar Ancestral Africano-brasileiro,” de Jean Paul, Kleyson Rosário e Roberto Seidel.

“Direitos dos povos de terreiro,” de Bruno Barbosa, Thiago Azevedo e Maurício de Araújo.

“AKPALÔ:compondo linguagens africano-brasileiras para o currículo da educação infantil no município de Santo Amaro de Ipitanga,” de Rosângela Accioli.

“Gurgalha: um coronel e seus dependentes no sertão baiano (Morro-do-Chapéu, Século XIX),” de Jackson Ferreira.

“Bahia: escravidão, pós-abolição e comunidades quilombolas,” de Maria de Fátima Novaes e Paulo Henrique Duque.

“Contra golpe: Caderno de democracia,” de Luciano Costa e Nadia Virginia.

O evento ainda terá apresentação do Coro Oyá Igbalé, que tem como proposta difundir e propagar a música sacra de matriz afro-brasileira, e da indígena Mônica Marapara.

Um dos livros trata diretamente das linguagens africano-brasileiras e o currículo da educação infantil e sobre aquilo que está diretamente relacionado com a Lei 10.639 e o tensionamento para seu cumprimento. AKPALÔ foi resultado da pesquisa de mestrado da autora Rosângela Accioli, realizada em Lauro de Freitas (BA).

“Akpalo é o contador de histórias nagô, que guarda a memória civilizatória. Por entender que eu trataria de de educação infantil, eu precisava trazer uma narrativa mítica, mas que também representasse a estética africano-brasileira e a ludicidade”, conta a mestra em Educação pela Universidade do Estado da Bahia Rosângela Accioli.

Beatriz Almeida é repórter-estagiária do Correio Nagô.
Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo.

scroll to top