Público lota Largo Pedro Arcanjo para Exposição de Matriz Africana com caruru
Amantes do mais genuíno samba tiveram uma tarde para guardar na memória na tarde do último sábado (07). A abertura do ciclo de ensaios do pioneiro da Sexta-feira de Carnaval, com projeto Exposição de Matriz Africana, lotou o Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, com shows e o tradicional caruru. O formato de roda de samba no chão criou um clima de interação e proximidade com o público que marcou a festa.
O evento começou com o grupo Pagode de Bamba, revelação do bairro de Cajazeiras, que estreou na Alvorada, incorporou o repertório do bloco e dividiu o palco com Raimunda Senna, que integrou a ala de canto no início da agremiação. Em seguida, o Bambeia, que já faz parte da família Alvorada, animou o público com a ala de canto representada por Valdélio França e Romilson (Partido Popular), e juntos fizeram uma prévia do que esperar para o desfile no próximo ano. O evento também contou com a exposição de afroeempreendedores fortalecendo esse verdadeiro encontro da economia criativa negra de Salvador.

Antes de cair no samba do grupo Movimento, com participação de Marco Poca Olho (Samba Tororó), foi servido o caruru feito no centenário terreiro do Bate Folha, o Manso Bandunquenqué, que é base espiritual do Alvorada.
A Exposição de Matriz Africana, realizada pelo bloco Alvorada, conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), e apoio da Secretaria de Cultura, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia (CCPI). O evento integra o calendário anual de festejos do Alvorada e ainda contou com exposição de empreendedorismo nos segmentos de moda e artesanato.
“Cumprimos o objetivo de fazer uma ótima festa e com muita animação. O público estava muito feliz e interagindo muito por conta do formato com o palco no chão, os comerciantes venderam bem e comemoramos do jeito que o Alvorada sabe fazer. Sem contar as panelas do caruru que voltaram raspadas. Foi uma tarde feliz para todos os envolvidos”, disse o presidente do Alvorada, Vadinho França.
Facebook e Instagram: @BlocoAlvorada
Twitter: @alvoradabloco
Flirck: alvoradablocodesamba@yahoo.com.br
Youtube: AlvoradaSamba