O projeto promove uma série de rodas de conversa, oficinas, espetáculo, mostra de vídeos e lançamentos de obras literárias com a participação de representantes de diversos projetos, instituições e universidades estaduais e federais
Realizado pelo Brincando Sem Fronteiras, em parceria com o Coletivo Canduras e Artes, o ENLACE – Encontro de Arte, Cultura e Educação da Bahia acontece nos dias 04, 05 e 06 de março, começando sempre às 16h, através da plataforma on-line sympla e do youtube. O evento será o ponto de encontro do público interessado em discutir, refletir e vivenciar diversos temas relacionados a essas áreas; promovendo o diálogo e atividades interativas entre os participantes e educadores, artistas, professores e especialistas que são grandes referências de atuação, estudo e pesquisa na Bahia e no Brasil.
As inscrições para todas as atividades e eventos são gratuitas e on-line. Todos os inscritos terão direito à emissão de certificado, ao recebimento de e-books e à revista digital do ENLACE. O link para as inscrições está disponível na bio do instagram: @brincandosemfronteiras ou no site https://www.sympla.com.br/produtor/bsf
Durante os três dias de encontros virtuais, os inscritos terão a oportunidade de participar de Rodas de Conversa com os seguintes temas: 1 – “Arte, Cultura e Educação”, 2 – “Artes e culturas de Infâncias” e 3 – “Você já foi à Bahia? Artes e culturas do Interior”.
Já as oficinas propõem experiências lúdicas, poéticas e criativas a partir de experimentos que exploram as linguagens cênica, corporal, oral e literária, como a Oficina de Literatura e Contação de História – orientada por Beta Ribeiro (Brincando Sem Fronteiras) – e a Oficina de Teatro e Poesia – orientada pela Arte Educadora Cilene Canda e pela terapeuta corporal Ivana Bittencourt. Nesse contexto, uma ciranda de conversa para crianças e adolescentes também ganha espaço na programação. Sem falar na mostra de vídeos on-line “Entrelaces da Bahia”, que inclui obras de curta duração, de artistas, educadores e criadores de diversas regiões do estado.
O projeto também conta com o espetáculo infanto-juvenil “A Menina Que Queria Ter Asas”, do Coletivo Canduras e Artes, que aborda e questiona o sistema educacional e os métodos de ensino escolar conservador. Logo após a peça o público participa do bate-papo “Entrelaçando: olhares sobre o espetáculo”.
E para encerrar a novidade é o lançamento da BSF Editora, um Núcleo de fomento à publicação de livros do Brincando Sem Fronteiras que já estreia com a publicação do e-book do texto da peça “A menina que queria ter asas” – com a participação da autora Cilene Canda falando sobre o processo de escrita do texto do espetáculo; e também o lançamento do e-book “Diário de memórias da minha quarentena”, de Beta Ribeiro, um livro digital feito especialmente para registros das lembranças das crianças no período de isolamento da pandemia de COVID-19. O evento terá ainda participação musical do cordelista, educador, músico e contador de causos Sérgio Bahialista. E na ocasião todos os participantes receberão seus certificados e a primeira edição da revista digital com todos os conteúdos e registros do projeto.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.