Fortalecer a participação da mulher na capoeira destacando seu potencial, luta, história, ancestralidade e saberes, além de promover o empreendedorismo, são os objetivos do “Encontro sobre Protagonismo Feminino na Capoeira: arte, luta e empreendedorismo”.
O evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Espaço Cultural Hansen Bahia, em Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano a cerca de 120km de Salvador. As inscrições podem ser feitas através de formulário disponibilizado pelo evento.
Promovido pelo coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), sob coordenação-geral de Jacaré DiAlabama, o evento contará com atividades formativas e culturais, envolvendo oficinas, debates, exposição de artigos e rodas de capoeira e samba, além da apresentação da OBADX (orquestra de berimbaus) e do ‘Ngoma Móvel’, carro instrumental que desfilará pelas ruas de Cachoeira.
Mestras, mestres, capoeiristas, estudiosas e personalidades da capoeira, como a Mestra Malu (Paraíba), Mestre Bel (Feira de Santana), Bárbara Karine (Profª. Dra. da UFBA), Puma Camillê (capoeirista e multiartista) e Daniele Canedo (Profª. de capoeira e Dra. pela UFRB), participarão do Encontro fomentando discussões em torno do tema do evento.
O evento será realizado simultaneamente à Festa da Boa Morte, tradicional celebração religiosa e cultural, realizada todo mês de agosto, há mais de 200 anos, na cidade de Cachoeira. A celebração é organizada pela Irmandade da Boa Morte, associação formada por mulheres negras.
Saiba mais sobre o Encontro através das redes sociais do CMB: Instagram (@capoeiraemmovimentobahia), Facebook: (Capoeira em Movimento Bahia), Youtube: (/CapoeiraEmMovimentoBahia)