Home » Blog » Encontro reúne, em Salvador, experiências de Mídia Livre do país

Encontro reúne, em Salvador, experiências de Mídia Livre do país

O I Encontro Baiano de Mídia Livre, que acontece até dia 13 de agosto em Salvador na Biblioteca Pública dos Barris, contou com a presença de midialivristas de diversas partes do país, como a jornalista e criadora do blog Socialista Morena Cynara Menezes, o professor, mestrando em Ciências humanas e editor do blog Negro Belchior da Carta Capital Douglas Belchior, o membro da Colivre – Cooperativa de Software Livre Vicente Aguiar, Raull Santiago do Coletivo Papo Reto do Rio de Janeiro, entre outros. Os debates giraram em torno das experiências de comunicação e conscientização política com base nas mídias livres.

FOTO 3

Cynara Menezes, Douglas Belchior e Raull Santiago na Casa do Mídia Étnica

 

No tema Autonomia e Sustentabilidade, a abordagem foi de incentivo às novas mídias e ao crescimento do alcance delas. Um desafio tendo em vista as dificuldades ainda existentes dessa prática e que, “ano após ano, tem assistido a um crescimento que dá esperanças ao setor”, como destacou Fabiano Kafure, diretor e coordenador do Canal O Cubo. Iniciativa importante e oportuna da Rede Bahia 1798, que contou também com a presença da responsável pela comunicação da plataforma Afroflix, Sil Bahia.

Um dos organizadores do evento, o jornalista Pedro Caribé falou ao Correio Nagô do importante momento de ruptura nos meios de comunicação, com a entrada em cenas dos meios digitais e do potencial ‘aglutinador’ dessas plataformas “que ajudariam e muito na possibilidade de uma disseminação mais qualificada da comunicação e de uma alternativa a políticas públicas não atendidas ligadas aos direitos humanos, a saúde e uma educação de qualidade”, conforme pontuou.

A Casa do Instituto Mídia Étnica sediará as oficinas gratuitas do evento no dia 12, sexta-feira, o dia inteiro.

Texto: Glaucio Moraes, repórter do Correio Nagô

scroll to top