O acordeonista Marcelo Caldi, que também é integrante do grupo LiberTango, será o convidado do conjunto Época de Ouro, no próximo dia 1 de abril, às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio. O músico, vencedor do Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, é considerado um dos responsáveis pela revitalização da sanfona e fará uma homenagem ao Rei do Baião. O show é transmitido ao vivo, pela Rádio Nacional AM (1.130KHz) e tem entrada gratuita. A apresentação semanal do Época de Ouro faz parte do projeto Música na Cidade , realizado pela Funarte.
As músicas “13 de Dezembro”; “Araponga”; “Pisa de Mansinho”; “Véspera de São João”; “Impertinente”; “Sanfonando”, “Luar do Nordeste” e “Seu Januário”, de Luiz Gonzaga, são alguns dos destaques do repertório que será apresentado por Caldi.
O Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, conquistado pelo músico, viabilizou o lançamento do CD e do livro de partituras cifradas dos choros compostos por Gonzagão nos anos de 1940, “Tem Sanfona no Choro”, editados pelo Instituto Moreira Salles (IMS). No CD, Marcelo faz a releitura de sucessos como: “Qui nem jiló”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Vida de viajante”, de Luiz Gonzaga e Hervé Cordovil, dentre outros.
O conjunto Época de Ouro é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão). No show desta segunda (1º), o grupo apresenta “Praga de Sogra”, de Altamiro Carilho; “Sorris da minha dor”, de Paulo Medeiros; “Vê se gosta”, de Valdir Azevedo; “Rato Rato”, de Casemiro Rocha e Claudino Manuel Costa; “Simplicidade”, de Jacob do Bandolim; “Saudações”, de Otávio Dias Moreno; “Página de dor”, de Cândido das Neves (Índio) e Pixinguinha; “Curare”, de Bororó; “Sonoroso”, de K-Ximbinho; “Saudade de Ouro Preto”, de Antenógenes Silva e Alvarenga; “Mistura e Manda”, de Nelson Alves, “Deixa pra lá”, de Dante Santoro e “Cuidado com ele”, do músico José Toledo. Cristiano Menezes apresenta o programa, que também recebe pedidos de músicas dos ouvintes.
Sobre o acordeonista Marcelo Caldi
Desde o