Home » Blog » Diversidades » Érico Brás recria propagandas com atores negros para debater o racismo

Érico Brás recria propagandas com atores negros para debater o racismo

650x375_1356053Redação Correio Nagô – Recriar grandes peças publicitárias veiculadas na TV, mas com personagens negros como protagonistas. Esta foi a inspiração do ator Érico Brás, 34 anos, o Jurandir da série Tapas e Beijos, para criar um canal no YouTube, batizado de “Tá bom pra você?”.

A ideia surgiu após uma discussão familiar com relação à presença do negro na mídia. O ator contou, em entrevista ao jornal A Tarde, que a enteada dele começou a questionar a participação do negro na mídia em geral.

“Indicamos para ela ler o livro Um Defeito de Cor (Ana Maria Gonçalves, Editora Record). Mas ela continuou fazendo perguntas. Queria saber porque os assuntos sobre negritude, que são discutidos em casa, não são realizados também na escola. Então decidimos criar o canal para mostrar o outro lado da moeda”, destacou Brás.

A produção dos vídeos também passou a ser uma atividade familiar. Os textos são produzidos, dirigidos e protagonizados pela esposa de Érico, a atriz e produtora Kênia Dias, 36, e seus dois enteados, Mateus Dias, 17, e Gabriela Dias, 14.

“Fazemos isso em conjunto. Sentamos para discutir qual será o tema abordado. E todo mundo participa. Tudo serve de elemento de criação. Levamos para os vídeos nossas experiências pessoais”, explicou Kênia.

Nas cenas, com boas pitadas de humor, os atores vivenciam situações do cotidiano. No final de cada vídeo, está a pergunta: “Tá bom pra você?”.

“A ideia é suscitar o debate. Falar da falsa democracia racial que existe no Brasil. Por isso encerramos cada episódio perguntando se está bom para quem assiste. Se está, diz o porquê. Se não, fala também”, explicou o ator.

Um dos vídeos,do comercial da Margarina Black, até hoje é o que mais teve visualizações. Ao todo 18.043 pessoas já assistiram.

“É engraçado que margarina, por ser um produto mais barato, é consumido muito mais pela população de baixa renda. E nós sabemos a cor da pobreza. E nem mesmo assim as empresas se propõem a colocar negros fazendo a propaganda. E é isso que o Tá Bom pra Você quer fazer. Vamos afirmar que preto também come pão. Estamos mostrando que o negro consome e eles devem atentar para isso”, ressaltou Érico, que já pensa em levar o projeto para o teatro e o cinema.

scroll to top