Em sintonia com o metaverso, a tecnologia 5G, o empreendedorismo digital e o preenchimento de vagas ociosas no mercado de trabalho do Brasil, a Escola Criar Jogos abre inscrições gratuitas para o curso de formação em desenvolvimento de games. O projeto conta com aulas online para todo o Brasil e terá cinco polos presenciais, desses dois serão montados na Bahia, um em Camaçari e outro em São Gonçalo dos Campos. O Patrocínio é do Grupo Boticário, da Mahle e da Engineering Brasil. As aulas nos polos presenciais acontecem a partir do dia 5 de setembro. Vale ainda ressaltar que as videoaulas contam com acessibilidade em Libras. Trata-se de iniciativa pioneira em que educação e perspectiva de futuro caminham juntas a partir de formato dinâmico para iniciação no desenvolvimento de jogos eletrônicos.
A Escola Criar Jogos é a primeira no segmento socioeducativo de iniciação à tecnologia de games com total gratuidade. O curso dura cinco meses e é formado por 8 módulos que garantem certificado de conclusão. O projeto tem o propósito de engajar alunos da rede pública de ensino, especialmente entre 12 e 29 anos. Interessados de todo o Brasil podem se inscrever na formação à distância e os alunos de Camaçari (BA) e São Gonçalo dos Campos (BA), têm a opção também da formação presencial. De autoria da Burburinho Cultural, produtora sediada no Rio de Janeiro com atuação em todo o Brasil, o projeto é viabilizado graças à Lei de Incentivo à Cultura. As inscrições podem ser realizadas através do site www.criarjogos.com.br e mais informações acompanhadas no instagram @criar.jogos.
A fim de propor uma pedagogia inédita e capaz de interessar aos alunos, a plataforma é inteiramente inédita. Elaborada por encomenda à Mentora, empresa de Portugal, a partir de conteúdo pedagógico desenvolvido pelo Visão COOP, laboratório de tecnologias sociais e inovação cidadã.
Thiago Ramires, sócio da Burburinho Cultural, destaca que São Gonçalo dos Campos e Camaçari são duas cidades importantes para a Bahia e para os parceiros do projeto.
Jogos Eletrônicos e Economia Criativa – Múltiplas oportunidades
O projeto traz ainda um aspecto incomum. O aluno pode ter certificação em um único módulo ou ao completar o ciclo. A partir de toda uma estrutura pedagógica e arquitetura de informação definidoras de todo o projeto educacional, os estudantes são convidados a completar o ciclo de 5 meses através de oito módulos. Trata-se de uma imersão única. Mas caso queira um dos módulos, como design ou roteiro, pode ser diplomado também. Em separado, cada um dos 8 módulos multiplicam ainda mais as possibilidades de conhecimento e desenvolvimento profissional.
Na atualidade, os jogos eletrônicos alcançaram uma proporção imensa no entretenimento e até como modalidade esportiva. O potencial de atração de usuários, seja via celulares ou computadores em todo o mundo cresce em progressão sem precedentes, impulsionada pela pandemia mundial de covid-19. Portanto, trata-se de um setor da Economia Criativa em constante expansão e pronta a absorver profissionais. O arco do mercado de trabalho vai de grandes corporações ao universo da indústria de cinema.
A Burburinho Cultural atua há quase 20 anos no desenvolvimento de ações de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano em tudo o que gesta. Todos os seus projetos são em prol da sociedade brasileira, o que apresenta em iniciativas como a Casa Escola Arte e Tecnologia, em Itaboraí, o projeto Uma Virada de Cores na favela de Heliópolis/SP, além de colaborar pontualmente em diversos projetos do terceiro setor que se notabilizam pela presença-cidadã, como as ações na cultura capitaneadas pelo Instituto Incluir no campo da acessibilidade e inclusão.
O CRIAR JOGOS é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Boticário, Mahle e Engineering Brasil e realizado pela Burburinho Cultural, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.