Redação Correio Nagô – No próximo dia 23 de novembro, a Escola Olodum lançará, às 17h, na Casa do Olodum, no Pelourinho, a cartilha “Zumbi – de Palmares ao Pelô”. O lançamento faz parte do projeto da escola que, desde 1984, trabalha com educação interétnica, participando do processo de efetivação da Lei Federal nº 10.639/03, que prevê a inclusão da temática afrobrasileira nos currículos das redes de ensino.
De forma lúdica, nos traços do cartunista Mauricio Pestana e patrocinada pela Petrobras, a Escola Olodum retrata história do grande guerreiro Zumbi, em Palmares – Alagoas (à época Pernambuco) com toda sua destreza, astúcia e estratégia militar na luta contra a opressão dos colonizadores. Apresenta, ainda, o seu legado de busca pela liberdade, que nos inspira, nos dias de hoje, a lutar por respeito, por eqüidade, por condições de vida digna para todas e todos e pelo resgate da cultura ancestral africana.
A cartilha “Zumbi – de Palmares ao Pelô” vem acompanhada de um CD, com as músicas “Zumbi Rei”, do saudoso Germano Meneghel; e “Zumbi – Olodum Griot”, de Rafael Manga, vencedora do Festival de Artes e Música do Olodum Mirim – FEMADUMzinho 2012. Ambas são tocadas pelos jovens aprendizes da Escola Olodum, no nosso ritmo tradicional, ou seja, o samba-reggae.
A cartilha, junto com o CD, é mais um recurso didático que a Escola Olodum propicia para contribuir com a implementação da Lei N.º11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escola de educação básica. A cartilha é gratuita e só será distribuída neste dia.