Home » Blog » Cultura » Escritório social do PTS Joanes-Ipitanga apresenta grafite elaborado pelo artista Lee27

Escritório social do PTS Joanes-Ipitanga apresenta grafite elaborado pelo artista Lee27

Grafite aplicado na fachada do escritório social traz elementos representativos para os
beneficiários do projeto de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga

A arte de rua trouxe novas cores para a Rua Valentina dos Santos, no bairro de Itinga, em Lauro  de Freitas. O motivo é a fachada do escritório do Projeto Técnico Social (PTS), executado pelo  Consórcio Ipitanga a serviço da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia  (CONDER), que apresenta o grafite elaborado pelo artista visual Lee27 com elementos  representativos para as comunidades beneficiadas pelo projeto de macrodrenagem dos Rios  Joanes e Ipitanga na região. 

O painel da intervenção artística é inspirado nas histórias contadas pelos próprios moradores  durante visita técnica realizada pelo artista nas poligonais de intervenção do projeto. “Trouxe um  pouco da memória afetiva dos moradores antigos e das comunidades quilombolas e indígenas  que estão aqui em Lauro de Freitas”, revela Josenildo Mendes, conhecido no grafite como Lee27 (@ebodetinta). 

Grafiteiro Lee27 (Foto: Luciano Marins)

Segundo Lee, essas memórias fazem com que haja um reconhecimento por parte da  comunidade, para que os moradores se vejam representados no painel com o ancião olhando  para o jovem negro, a lavadeira às margens do rio e o pescador que está retratado no barco que  navega no rio com os peixes típicos do Rio Ipitanga.

Além dos elementos que dialogam com a bacia hidrográfica dos rios, a intervenção faz referência  aos equipamentos de lazer dos reservatórios de amortecimento entregues à população pelo  Governo do Estado. No painel estão representados uma criança que brinca no parque infantil e  um grupo de jovens que utiliza a quadra esportiva para jogar futebol. 

Macrodrenagem  

As intervenções para o manejo das águas dos Rios Joanes e Ipitanga têm uma concepção  inovadora e sustentável. Estão sendo construídos seis reservatórios de amortecimento, que irão  reter parte do volume de água durante os períodos chuvosos que, posteriormente, irá escoar de 

forma paulatina e com uma vazão controlada. Em paralelo, estão sendo revestidos oito canais  de macrodrenagem, que auxiliarão na drenagem da água de forma mais eficiente. 

Além disso, está sendo realizado o desassoreamento de parte do Rio Ipitanga, que consiste no  alargamento de sua calha. Até o momento já foram concluídos quatro canais de macrodrenagem e quatro reservatórios de amortecimento em Salvador e Lauro de Freitas. Cinco dos seis  reservatórios previstos no projeto contarão com parques e urbanização. 

Social  

Enquanto as obras de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga avançam, a população é  informada, mobilizada e capacitada através de atividades previstas no Projeto Técnico Social  (PTS), que visa o fortalecimento das comunidades com ações em diferentes eixos para o  crescimento econômico e a preservação do patrimônio físico e ambiental. 

O foco das atividades realizadas pelo PTS está na capacitação de lideranças, qualificação  profissional, educação ambiental e empreendedorismo, além da promoção do resgate histórico,  através de atividades de lazer e cultura. As informações relacionadas ao projeto podem ser  encontradas no site: www.ptsjoanesipitanga.com.br. 

O escritório do PTS Joanes-Ipitanga está localizado na Rua Valentina dos Santos, Quadra E,  Loteamento Santa Bárbara, em Itinga, Lauro de Freitas. Os atendimentos para os beneficiários  do projeto são realizados presencialmente às terças e quintas, das 9h às 12h e das 13h às 17h,  ou por telefone, através do número (71) 3252-2171 e WhatsApp (71) 99647-9407. 

scroll to top