O Espaço Cultural Boca de Brasa Quabales realiza, nesta quinta-feira (03), às 17h, o Palco Aberto Boca de Brasa – Mostra Final, com a mostra dos produtos finais das oficinas de Vídeo, Fotografia e Lab & Orquestra Sustentável Percussiva. O evento apresenta também, no canal do espaço no Youtube, depoimentos da equipe e participantes sobre o processo de criação e produção e, as participações especiais de artistas do Nordeste de Amaralina, Quabales Banda, Elivan Nascimento, bailarino coreógrafo, e Caio Brito, músico e violoncelista.
O público irá conhecer os produtos de comunicação realizados durante as oficinas, trazendo através das linguagens temáticas atuais como: pandemia, memória, solidão, intimidade, família e muitos outras questões que perpassam o momento atual. Será exibido o vídeo coletivo, resultado da Oficina de Vídeo, chamado “Nove janelas agora”, que são nove olhares sobre a rua, o céu, o quintal, o pai, através de uma coletânea de recortes e colagens do nosso agora em agonia, mas que se afirma poesia. A turma de fotografia, traz o último ensaio fotográfico, onde questionam em suas fotos o cotidiano da pandemia, memórias, cheiros, família, entre outros temas, com técnicas de mapeamento, sobreposição e fotocolagem e colagem. No LAB & Orquestra Sustentável Percussiva foi criado um instrumento com material 100% sustentável, o Quadrado, que traz uma partitura própria desenvolvida durante a oficina. O público terá a oportunidade de conhecer a sonoridade inédita com a performance trazida pelos participantes.
A música vem forte esse último Palco Aberto e traz talentos oriundos do bairro Nordeste de Amaralina. A Quabales banda é formada por jovens e traz uma performance já vista em festivais nacionais e internacionais com uma levada pop percussiva. A dança vem com Elivan Nascimento, pesquisador das danças lgbtqiap+, bailarino, coreógrafo e educador de Stiletto e Danças de Blocos Afros, que dança com artistas consagrados da Bahia em shows e videoclipes. Por último, temos o talento da música instrumental, Caio Brito, como violoncelista participa do projeto NEOJIBÁ, na Orquestra Juvenil da Bahia, onde realizou turnês nacionais e internacionais.
O Espaço Cultural Boca de Brasa Quabales é financiado pelo edital Espaços Culturais Boca de Brasa – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura Municipal de Salvador.