Home » Blog » Espetáculo discute racismo, homofobia e intolerância religiosa

Espetáculo discute racismo, homofobia e intolerância religiosa

Com direção de Thiago Romero, o espetáculo “Anoitecidas”, do grupo Teatro da Queda, será apresentado nas terças-feiras de janeiro, dias 10, 17, 24 e 31/01, sempre às 20h, no Teatro Vila Velha. Transitando entre o drama e a comédia, a peça discute racismo, intolerância religiosa, ancestralidade e homofobia.

A montagem integra a programação do Amostrão Vila Verão 2017, festival que ocupa o Vila de terça a domingo, com mais de 50 apresentações de teatro, música e dança. Nas terças-feiras de fevereiro, dias 7 e 14/02, “Anoitecidas” cede espaço para outra montagem do Teatro da Queda, o solo “Kaiala”, com o ator Sulivã Bispo, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2016 de melhor ator por este e outros trabalhos.

anoitecidas-foto-andrea-magnoni-5

Foto: Andrea Magnoni

Em “Anoitecidas”, três personagens recriam a África, o Brasil, o homem, a mulher, o mito, o amor, o batuque do candomblé e desadormecem histórias. As personagens Koanza Aundê, Dandara Byonce e Mamma interpretadas pelos atores Anderson Danttas, Diogo Teixeira e Sulivã Bispo, encontram-se em um tempo imaterial e lançam mão de suas memórias.

TEATRO DA QUEDA EM DESTAQUE
O ano de 2016 foi de intensa produção artística para o grupo Teatro da Queda e rendeu indicações ao Prêmio Braskem de Teatro por diferentes trabalhos. Além da categoria melhor ator para Sulivã Bispo, pelo desempenho em “Kaiala” e “Rebola”, a companhia foi indicada em melhor espetáculo adulto, melhor direção (Thiago Romero) e melhor texto (Daniel Arcades) pelo espetáculo “Rebola”.

O Teatro da Queda foi criado em 2004 na cidade do Rio de Janeiro, e em 2007 veio para Salvador. O grupo vem se aprofundando em pesquisas que possibilitem uma linguagem cênica reveladora no teatro, desafio proposto pelo diretor e ator Thiago Romero. As pesquisas visam também o diálogo entre as múltiplas linguagens artísticas como performance, dança contemporânea, cinema, artes plásticas e literatura, com o objetivo de suprir uma necessidade de estudar e experimentar novas possibilidades e fronteiras.

anoitecidas-teatro-da-queda-amostra%cc%83o-vila-vera%cc%83o-2017-foto-andrea-magnoni

Foto: Andrea Magnoni

 

Sobre o Amostrão Vila Verão

O Teatro Vila Velha, como já é tradição, abre o ano de 2017 com uma intensa programação artística na 14ª edição do Amostrão Vila Verão. Entre 7 de janeiro e 18 de fevereiro, mais de 15 espetáculos e shows ganham o palco do Vila, em um total de 50 apresentações de teatro, dança e música.

Neste ano, o festival faz um panorama da produção artística baiana realizada em 2016, em sua diversidade de estilos, estéticas e gêneros, sem deixar de contemplar espetáculos consagrados pelo público. A cada dia da semana, sempre de terça a domingo, o público pode assistir a uma atração diferente. Os ingressos já estão à venda pelo site do Teatro Vila Velha com preços promocionais para quem comprar antecipadamente.

No Amostrão, há ainda espaço para quem quiser experimentar o fazer artístico através das Oficinas Vila Verão, que oferecem experiências em teatro, dança, música, audiovisual, circo, games, gastronomia, entre outras áreas.

Da Redação

scroll to top