Com 35 anos de atuação na Bahia, o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) teve sua sede revitalizada pelo Estado da Bahia, no Centro Histórico de Salvador. A entrega do equipamento ocorreu nesta segunda-feira (8).
O espaço, que fica na Rua do Passo, nº 42, no Pelourinho, contou com investimento na ordem de R$ 310 mil, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
A requalificação incluiu reforma estrutural, pintura, aquisição de equipamentos e mobiliário, paisagismo, dentre outras intervenções. A partir da inauguração do espaço, as salas do casarão passam a receber os nomes de lideranças históricas da luta antirracista, a exemplo de Jônatas Conceição, Makota Valdina Pinto e Alaíde do Feijão, além de galeria de presidentes do colegiado.
O CDCN também tem passado por um processo de ampliação, agora com maior representatividade, democratização e dinamização do seu funcionamento. Através de decretos estaduais, foram criados assentos para os segmentos LGBTQIA+, da juventude negra e população em situação de rua, por exemplo, além de inserir outras secretarias estaduais na composição do órgão. Outro avanço histórico é a alternância entre poder público e sociedade civil na presidência do colegiado.