14/01/2018 | às 18h07
Caso foi registrado na 1ª Delegacia dos Barris
De grande importância para a história afro-brasileira, localizada no Centro Histórico de Salvador, a estátua de Zumbi dos Palmares ficou sem parte da lança, após sofrer ato de vandalismo. Ainda não informações sobre quando e como o ato aconteceu.
De acordo com a informações da Fundação Gregória de Matos (FGM), uma queixa foi registrada na 1ª Delegacia – Barris. A próxima etapa, segundo a FGM, é fazer orçamento para levantar o prejuízo e providenciar a recuperação.
A obra simboliza, a partir da representação do líder quilombola Zumbi dos Palmares, simboliza a história de luta e liberdade do povo negro no Brasil. Desde que foi inaugurada em 30 de maio de 2008, na Praça da Sé, a estátua recebe todos os anos a tradicional Lavagem da Estátua de Zumbi. O ato político e cultural é uma das mobilizações do Dia Nacional da Consciência Negra, que ocorre 20 de Novembro.
O artista plástico Lázaro Duarte foi idealizador da homenagem e autor da concepção da obra, que foi confeccionada pela artista plástica Márcia Magno. A estrutura é feita de bronze e possui 2,2 metros de altura.
Da Redação do Correio Nagô.