Nesta sexta-feira (25), o público poderá conferir a estreia do espetáculo Despacho Deferido, do Coletivo Pico Preto, às 19h, no Canal do Youtube. A montagem propõe uma reflexão crítica a respeito da representação de papéis sociais que estão permeados pelo racismo e pelas relações de poder.
O Despacho Deferido é um espetáculo solo, interpretado e dirigido por Jack Elesbão. A obra conta com trilha sonora dos artistas Edbrass Brasil e Rafael Kalunga, videomapping de Ani Haze, Assistente de VJ Priscila Rodrigues, Confecção de figurino Maria Belízia, iluminação de Robson Poeta, fotografia de Liz Santana, captação de imagem e edição de Ives Padilha, integrando multi-linguagens na construção desta narrativa.
O solo, que traz analogia ao jogo, consiste em trazer para o público negro a experiência de se imaginar peça que fundamenta um jogo/sistema, que escancara o racismo e sustenta o sexismo. Podemos nos ver diante de uma estrutura que se reconfigura a partir da gente e pode ser desmontada por nós, quando ampliamos nossa ótica, desobedecendo essa lógica dominante e desbravando nossos medos.
Na cena, pretende-se inferir sobre o imaginário e as narrativas negras, a construção do negro com “o outro” e consigo mesmo, além da compreensão da nossa ancestralidade, como um elo indispensável para o lugar que escolhermos afetar. O Despacho Deferido é um jogo ganho para pessoas negras. É um estar em outro tempo, é uma espécie de reparação necessária que potencializa a virada de históricos de violências e constrangimentos.
O projeto Despacho Deferido tem o apoio financeiro a Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio do Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Acompanhem o Coletivo Pico Preto nas redes sociais, se inscrevam no nosso canal no YouTube e ativem o sino! O jogo vai começar! #DespachoDeferido