Home » Blog » Estreia hoje em Salvador a exposição fotográfica Benssangana

Estreia hoje em Salvador a exposição fotográfica Benssangana

Seis ialorixás são protagonistas em imagens que revelam a relação com seus filhos de santo

Benssangana limpa

Senhora de benção é o significado de Benssangana, um título que se dá as mulheres de destaque na nação de matriz Angola, segundo o dialeto  Kikongo. É também o nome da exposição fotográfica, concebida por  Patricia Crisóstomo, cota do terreiro Manso Dandalunda Cocuazenza, e pelo fotógrafo Bruno Concha, que revela o universo e a relação  com sagrado de seis ialorixás de terreiros de Salvador, em cartaz a partir das 19h de hoje no Espaço Cultural Barroquinha, na Praça Castro Alves. Amanhã (06), a exposição entra em cartaz na Biblioteca Pública dos Barris, no mesmo horário.

“Eu correlacionei esse nome com as nossas ialorixás. Elas são guardiãs da ‘estética negra fina’, da religiosidade, da nobreza que é ser negra, ser mulher e ser de axé. Assim, Benssangana é um  título utilizado para homenagear esse coletivo de mulheres negras emponderadas dentro do candomblé ”, explica Patricia em entrevista ao Portal Correio Nagô, ao deixar claro que a exposição dará inicio a uma série de imagens que irão revelar ialorixás não tão conhecidas pelos baianos. “Algumas ialorixás fotografadas no projeto nunca foram expostas ao trabalho editorial como o Benssangana – Senhoras de Benção e de Poder do Candomblé da Bahia. “Tivemos todo o cuidado de não fotografar Xirês, ou cerimônias que houvesse manifestação mediúnica. A ideia foi fotografar a relação da mulher com os seus filhos de santo, com a comunidade de terreiro”,  contou Patricia ao explicar sobre o respeito a Casa, as cerimônias e o ‘segredo’, tradicional na religião de matriz africa. Segredo que, ainda segundo ela, foi utilizado como elemento da ‘misancene’ de lançamento da exposição. As imagens e as ialorixás que serão expostas na mostra ainda não foram reveladas. Só serão “desveladas” na estreia.

Com um encantamento que transbordava nas palavras, o fotografo Bruno Concha, declarou ao Portal Correio Nagô, que o sua tarefa foi capturar a essência, a pureza e dedicação das ialorixás aos seus filhos. “As imagens estão recheadas de momentos mágicos.  As fotos aconteceram”, descreveu Bruno, ao revelar também que sempre sonhou ter o Candomblé como elemento em seu trabalho com fotografia. “Poder através da minha lente fazer as pessoas sentirem esse impacto, com que elas tenham noção da importância da cultura do candomblé é a maior intervenção artística da minha vida”, disse animado.

Serviço:

O que: Benssangana – Senhoras de Benção e de Poder do Candomblé da Bahia

Quando: Hoje, 05 de novembro, às 19h

Onde: Espaço Cultural Barroquinha. Amanhã, 06 de novembro, estreia no foyer da Biblioteca dos Barris.

Quanto: Gratuito

scroll to top